Menu

Saúde

Atualizado em 18 de dezembro de 2012, às 5:33 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Micose nos pés: como tratar

A micose nos pés é um problema bastante comum e que, felizmente, é possível solucionar com alguns cuidados simples. Confira as dicas de como tratar essa doença.

As micoses são problemas bastante frequente e podem acometer praticamente qualquer região do corpo, dando preferências para áreas com dobras, onde é possível encontrar umidade e calor. Por isso a região dos pés está entre as mais acometidas, servindo de abrigo para os fungos que se alimentam de células mortas. Confira dicas de como tratar a micose nos pés.

Veja dicas de como evitar a micose.

554622 Confira dicas de como tratar micose nos pés. Micose nos pés: como tratarConfira dicas de como tratar a micose dos pés. (Foto: divulgação)

Pé de atleta

A micose dos pés é conhecida popularmente como “pé de atleta”, por ser bastante comum no meio desportista, que se infectam em duchas e banheiros públicos e mantém a infecção pelas condições de seus calçados.  É importante deixar claro que, apesar do nome, não são apenas os atletas que correr riscos e ninguém está imune a esse tipo de infecção, capaz de se manifestar em qualquer região do pé, mas que tem preferência pelas áreas intertriginosas (entre os dedos).

Quadro clínico

A micose dos pés se manifesta, primeiramente, com intenso prurido associado à descamação da região. Em seguida é possível perceber fissuras e um odor característico e bastante desagradável. Em muitos casos a sola do pé se torna mais espessada, podendo sofrer irritação e se tornar hiperemiada. É altamente recomendado evitar coçar a região afetada, pois existe o risco de propagar a infecção para diversas outras regiões do corpo, inclusive para os dedos das mãos.

Saiba como tratar a micose de unha.

554622 A área mais acometida é a intertriginosa. Micose nos pés: como tratarA área mais acometida é a intertriginosa. (Foto: divulgação)

Tratamento

Em casos mais específicos e graves é muito importante procurar auxílio médico, para que seja receitada medicação antifúngica, capaz de conter a infecção. Felizmente, a maioria dos casos responde bem a alguns cuidados simples, incluindo mudança do hábito comportamental. Vale a pena ressaltar que o resultado do tratamento não costuma ser imediato, e é necessário persistência para garantir uma cura completa.

As principais dicas para tratar ou prevenir o aparecimento de micose nos pés, são:

  • Evite andar descalço em locais públicos e ricos em umidade, como saunas, piscinas e banheiros;
  • Mantenha uma boa higiene dos pés, especialmente da região intertriginosa. O uso de antitranspirantes e antissépticos é recomendado;
  • Após o banho, seque bem os pés antes de calçar o sapato;
  • Prefira calçados que permitam uma boa ventilação dos pés;
  • Cuidados com doenças sistêmicas, com o diabetes, que podem causar alterações na circulação sanguínea da região ou debilidade do sistema imune;
  • Ao limpar e secar a região afetada, utilize uma toalha diferente, para não espalhar a infecção para outras áreas do corpo;
  • Troque as meias diariamente;
  • Evite usar calçados ou meias de outras pessoas;
  • Utilize a remédio durante o período recomendado pelo médico.
554622 A micose nos pés é conhecida como pé de atleta. Micose nos pés: como tratarA micose nos pés é conhecida como pé de atleta. (Foto: divulgação)

A micose nos pés é um problema bastante comum e que, felizmente, é possível solucionar com alguns cuidados simples. Para se ver livre da desconfortável coceira entre os dedos dos pés, basta seguir as dicas.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.