Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Micose nos pés: como tratar

Micose nos pés: como tratar

As micoses são problemas bastante frequente e podem acometer praticamente qualquer região do corpo, dando preferências para áreas com dobras, onde é possível encontrar umidade e calor. Por isso a região dos pés está entre as mais acometidas, servindo de abrigo para os fungos que se alimentam de células mortas. Confira dicas de como tratar a micose nos pés.

Veja dicas de como evitar a micose.

Confira dicas de como tratar a micose dos pés. (Foto: divulgação)

Pé de atleta

A micose dos pés é conhecida popularmente como “pé de atleta”, por ser bastante comum no meio desportista, que se infectam em duchas e banheiros públicos e mantém a infecção pelas condições de seus calçados.  É importante deixar claro que, apesar do nome, não são apenas os atletas que correr riscos e ninguém está imune a esse tipo de infecção, capaz de se manifestar em qualquer região do pé, mas que tem preferência pelas áreas intertriginosas (entre os dedos).

Quadro clínico

A micose dos pés se manifesta, primeiramente, com intenso prurido associado à descamação da região. Em seguida é possível perceber fissuras e um odor característico e bastante desagradável. Em muitos casos a sola do pé se torna mais espessada, podendo sofrer irritação e se tornar hiperemiada. É altamente recomendado evitar coçar a região afetada, pois existe o risco de propagar a infecção para diversas outras regiões do corpo, inclusive para os dedos das mãos.

Saiba como tratar a micose de unha.

A área mais acometida é a intertriginosa. (Foto: divulgação)

Tratamento

Em casos mais específicos e graves é muito importante procurar auxílio médico, para que seja receitada medicação antifúngica, capaz de conter a infecção. Felizmente, a maioria dos casos responde bem a alguns cuidados simples, incluindo mudança do hábito comportamental. Vale a pena ressaltar que o resultado do tratamento não costuma ser imediato, e é necessário persistência para garantir uma cura completa.

As principais dicas para tratar ou prevenir o aparecimento de micose nos pés, são:

  • Evite andar descalço em locais públicos e ricos em umidade, como saunas, piscinas e banheiros;
  • Mantenha uma boa higiene dos pés, especialmente da região intertriginosa. O uso de antitranspirantes e antissépticos é recomendado;
  • Após o banho, seque bem os pés antes de calçar o sapato;
  • Prefira calçados que permitam uma boa ventilação dos pés;
  • Cuidados com doenças sistêmicas, com o diabetes, que podem causar alterações na circulação sanguínea da região ou debilidade do sistema imune;
  • Ao limpar e secar a região afetada, utilize uma toalha diferente, para não espalhar a infecção para outras áreas do corpo;
  • Troque as meias diariamente;
  • Evite usar calçados ou meias de outras pessoas;
  • Utilize a remédio durante o período recomendado pelo médico.
A micose nos pés é conhecida como pé de atleta. (Foto: divulgação)

A micose nos pés é um problema bastante comum e que, felizmente, é possível solucionar com alguns cuidados simples. Para se ver livre da desconfortável coceira entre os dedos dos pés, basta seguir as dicas.

Recomendado para você
Bem Estar

Como conseguir aparelho auditivo de graça

Bem Estar

Cuidados ao se brincar de inimigo secreto

Bem Estar

Complicações da cirurgia de pedra no rim

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *