Menu

Educação

Atualizado em 3 de fevereiro de 2012, às 14:15 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Mestrado em Teologia

O bacharel em Teologia pode encarar um programa de pós-graduação para se tornar um grande mestre na sua área de atuação.
388488 Mestrado em Teologia 1 Mestrado em TeologiaAo fazer mestrado em teologia, é possível trabalhar como professor acadêmico e pesquisador.

Não basta apenas ter nível superior para conseguir ascensão na carreira, é necessário ir além do que os outros vão. O mestrado se apresenta como uma oportunidade para melhorar a formação acadêmica e aprofundar os conhecimentos sobre um determinado assunto. O mestre numa área normalmente se torna professor de universidades ou pesquisador.

Várias instituições no Brasil já trabalham com o mestrado em Teologia através de pesquisas direcionadas para o campo filosófico e social. Os cursos, que integram a pós-graduação stricto sensu, se revelam analíticos e reflexivos ao mesmo tempo, visando estudos direcionados principalmente ao conteúdo bíblico.

Sobre a área de teologia

O teólogo tem o compromisso de estudar as religiões, levando em conta o contexto histórico e as influências da sociedade. Com o diploma de bacharel na área, ele já adquire domínio a respeito das tradições religiosas, fenômenos e as divergências entre as doutrinas.

É responsabilidade da teologia lidar com as questões antropológicas e religiosas, considerando o desenrolar da história. No curso de mestrado, por exemplo, o profissional da área consegue apoio para desenvolver uma tese e fazer pesquisas sobre um determinado fenômeno que envolve religião e ser humano.

Cursos de mestrado em Teologia

388488 Mestrado em Teologia 2 Mestrado em TeologiaO mestrado acadêmico em Teologia contribui com a carreira.

Faculdade de Educação Teológica de São Paulo

A instituição tem como objetivo formar grandes profissionais para auxiliar igrejas, dar seminários ou atuar no ensino religioso dentro de uma universidade. O curso de mestrado tem duração de no máximo dois anos, sendo que alguns alunos conseguem concluir dentro de seis meses.

O conteúdo programático conta com disciplinas avançadas e os estudos podem ser desenvolvidos a distância, tornando os horários mais flexíveis para o aluno que está investindo em um novo título para a carreira. O mestrado é reconhecido pelo CFT- Conselho Federal de Teólogos como um curso livre de pós-graduação com finalidade religiosa.

Faculdade Teológica
Avenida: Paulista, 777 15° Andar
Bairro: Bela Vista São Paulo – Capital
Fone: 011 3717 4007

PUC-RIO
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro promove o Mestrado em Teologia, sendo que o edital 2012 já foi liberado pela instituição no ano passado. O curso é reconhecido pelo MEC e tem duração de dois anos. O período para se inscrever neste mestrado já foi encerrado no dia 06 de novembro de 2011 e as aulas se iniciam em março de 2012.

A PUC-RIO só aceita pessoas que concluíram o Bacharel ou Curso livre de Teologia com média igual ou superior a 8,0. Os candidatos também são submetidos a um processo seletivo para conseguir ingressar no programa de pós-graduação.

Para formar os seus mestres, a PUC-RIO conta com as seguintes linhas de pesquisa: Área Sistemática Pastoral (Fé e Cultura/Religião e Modernidade) ou Área de Teologia Bíblica (análise de textos AT e NT). Ligue para o telefone 3527-1300/3527-1301 e esclareça dúvidas com o departamento.

388488 Mestrado em Teologia Mestrado em TeologiaUm dos melhores mestrados em Teologia está na PUC.

As unidades da PUC no Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul também oferecem o mestrado acadêmico na área de teologia.