Menu

Educação

Atualizado em 7 de fevereiro de 2012, às 11:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Mestrado em moda

Para as pessoas que demonstram interesse no segmento de moda, vale a pena buscar um novo título acadêmico através do Mestrado.
390113 Mestrado em moda Mestrado em modaA indústria da Moda tem valorizado cada vez mais os profissionais pós-graduados.

Moda é uma área que tem crescido significativamente no mercado de trabalho, mas são poucas as instituições que oferecem pós-graduação stricto sensu. O primeiro nível do programa, chamado de Mestrado, é responsável por formar grandes profissionais especializados em assuntos no âmbito da moda, têxtil e vestuário.

Sobre a área de moda

390113 Mestrado em moda 2 Mestrado em modaA área abrange desde a criação de peças até a comercialização.

O início da carreira do profissional de moda é marcado por um curso de bacharelado ou superior tecnológico. A formação se revela capaz de capacitar para a criação e comercialização de roupas e acessórios. Além de fazer croquis e avaliar as tendências do mundo fashion, o profissional de moda aprende a escolher matéria-prima ideal para cada trabalho, lidando diariamente com uma variedade de tecidos.

A indústria da moda está em ritmo de crescimento e busca profissionais capacitados para atuar em todas as etapas que envolvem a criação de peças, desfiles e comercialização. O bacharel ou tecnólogo adquire ao longo de sua formação conhecimentos sobre estilismo, design, modelagem, cultura da moda, história da Arte e desenho.

Onde fazer Mestrado de Moda

390113 Mestrado em moda 1 Mestrado em modaAinda são poucos os Mestrados em Moda no Brasil.

O Mestrado é uma pós-graduação capaz de deixar o profissional engajado na vida acadêmica. No entanto, os cursos que abordam o segmento de moda também pertencem a outras áreas, como têxtil, design e artes visuais.

O Mestrado em Têxtil e Moda é uma opção de curso oferecida pela USP (Universidade de São Paulo). A instituição apresenta duas linhas de pesquisa no seu programa de pós, sendo que o profissional deve escolher entre Materiais e processos têxteis ou Projeto Têxtil e Moda. Como é comum na modalidade, os estudos duram cerca de dois anos e contam com disciplinas avançadas para dar suporte as pesquisas.

Como o mestrado em Têxtil e Moda é interdisciplinar, ele pode ser feito por profissionais que se formaram nas áreas Sociais ou de Humanidades. A EACH – USP só concede a titulação de mestre quando o aluno atinge no mínimo de 96 créditos, somando aas disciplinas obrigatórias e a dissertação.

Os profissionais formados nas áreas de Design, Arte, Moda e Tecnologia também podem optar pelo Mestrado em Design da Anhembi Morumbi. O curso apóia vários estudos e auxilia as pesquisas direcionadas para o segmento de Moda. O programa de pós é voltado para a formação de pesquisadores e docentes.

Caso tenha interesse em fazer Mestrado relacionado o segmento de moda, entre em contato com os responsáveis pela pós-graduação e conheça os critérios para o processo seletivo.

Mestrado em Têxtil e Moda USP
RUA DA REITORIA, 109
CIDADE UNIVERSITÁRIA – SÃO PAULO / SP
Telefone: (11) 3091-3576
Email: jbaruque@usp.br

Mestrado em Design Anhembi Morumbi
Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda
Av. Roque Petroni Jr., 630. Morumbi – São Paulo, SP
Telefone: (11) 5095 5634
Email: medesign@anhembi.br

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.