Mestrado a distância 2012

PUBLICIDADE

Para quem deseja cuidar do futuro profissional, nada é tão recomendável como prosseguir nos estudos. Isso mesmo: se antigamente um diploma universitário era visto como o máximo ou como sendo suficiente, hoje ele é considerado apenas algo básico. Portanto, o diferencial está em pensar além e nesse caso, por que não pensar em um mestrado?

De acordo com o estudo “Você no Mercado de Trabalho”, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, cada ano de estudo a mais acarreta um acréscimo de 15,7% no salário mensal de um trabalhador. Isso realmente serve para dar um certo ânimo, não?

O que é um mestrado?

O mestrado é um curso de pós graduação scricto sensu dividido entre o mestrado comum e o profissional. Ambos dão direito ao concluinte o direito de seguir carreira acadêmica, porém o mestrado profissional é voltado para quem deseja dominar as metodologias de pesquisa e conhecimentos específicos de sua própria área, com o seu foco no mercado de trabalho.

Onde encontrar mestrados a distância?

Encontrar cursos de educação à distância hoje é relativamente fácil, porém no caso dos mestrados, a situação não é tão simples. É que até o presente momento existe apenas um curso deste tipo. É o PROFMAT (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) que serve para aprimorar a formação do professor da educação básica. Trata-se de um programa de caráter semi-presencial que dá direito a bolsas CAPES para professores em exercício na rede pública de educação.

PUBLICIDADE

O curso é semi-presencial, e suas atividades à distância podem ser realizadas com apoio de material didático e da plataforma moodle, com duração estimada de 12 semanas. Esse tipo de programa apesar de ser semi-presencial também apresenta atividades presenciais que devem ocorrer na sexta, sábado ou domingo, com duração de três horas semanais de acordo com cada instituição polo.

Também há disciplinas presenciais durante o chamado período de verão, dos meses de janeiro e fevereiro são aplicadas somente de forma presencial nos polos das instituições participantes, com o calendário das aulas definidos previamente. As regras gerais são de que haverá uma aula por dia para cada disciplina em todos os dias úteis.

Como se inscrever?

A admissão no programa se dá através de um único exame, realizado anualmente: é o Exame Nacional de Acesso, cujo tema a ser versado é previamente definido e divulgado. Períodos e requisitos para inscrição dependem de cada instituição associada e os critérios de correção são definidos via edital de Conselho Gestor, divulgado no site oficial do PROFMAT. A seleção de aprovados é feita através da classificação do candidato no Exame Nacional de Acesso e condicionada ao número de vagas oferecidas em instituição associada.

Interessado? Então acesse http://www.profmat-sbm.org.br/ e fique atento aos editais.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.