Menu

Decoração

Atualizado em 13 de maio de 2012, às 15:45 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mesa de jantar para casas pequenas, modelos

Aprenda a escolher mesa de jantar para uma sala pequena, aproveitando da melhor forma possível o espaço e deixando o ambiente charmoso.
442441 Mesa de jantar para casas pequenas modelos Mesa de jantar para casas pequenas, modelosA mesa de jantar precisa ser proporcional ao ambiente decorado.

A mesa desempenha papel protagonista na decoração da sala de jantar, por isso ela deve ser bem escolhida. Na hora de definir o móvel, é necessário levar em conta a disponibilidade de espaço e as combinações possíveis com os outros elementos.

A mesa de jantar ideal para a sala pequena

Antes de escolher a mesa ideal para decorar a sala de jantar, é importante considerar algumas características do ambiente e também dos moradores. O modelo apropriado deve se ajustar pelo menos ao número de pessoas que vive na casa e ter um tamanho proporcional ao espaço decorado.

Alguns critérios podem ajudar na compra da mesa, como por exemplo, a avaliação das medidas. Primeiramente o móvel precisa ser posicionado no ambiente sem interferir na circulação das pessoas, por isso ele deve deixar um espaço livre de 1,20 m. Caso a medida ideal não seja possível, o mínimo aceitável é 90 cm de espaçamento.

442441 Mesa de jantar para casas pequenas modelos 3 Mesa de jantar para casas pequenas, modelosA mesa retangular ajuda a aproveitar melhor o espaço estreito.

Na sala de jantar pequena, fica mais complicado lidar com o tamanho da mesa. Os moradores não devem optar pelos modelos amplos e que ocupam todo o espaço, isto certamente vai sufocar o cômodo, danificar os outros móveis e atrapalhar a passagem. Móveis enormes em um ambiente pequeno são inviáveis tanto do ponto de vista estético como funcional.

Saiba mais: Mesa de jantar de madeira – fotos

A escolha da mesa certa precisa considerar os formatos disponíveis no mercado, ou seja, as peças retangulares, ovais, redondas e quadradas. Todas as possibilidades são bem-vindas na sala de jantar, desde que o móvel tenha medidas compatíveis com o espaço e se ajuste a decoração.

A mesa de jantar pode ser estruturada com madeira e ter tampo de vidro; ou também apresentar suporte de aço e pedra de mármore. A variedade de materiais ajuda a definir o design de cada móvel, que pode valorizar características do estilo contemporâneo ou clássico.

Ao comprar uma mesa, normalmente ela acompanha cadeiras e compõe um conjunto para a sala de jantar. No entanto, caso isto não aconteça, é necessário adquirir as cadeiras separadamente e buscar uma harmonia entre as peças responsáveis pela decoração do mesmo cômodo.

442441 Mesa de jantar para casas pequenas modelos 2 Mesa de jantar para casas pequenas, modelosAs cadeiras devem se ajustar a altura da mesa, garantindo uma boa acomodação para os moradores.

Como o espaço é limitado, as cadeiras imensas devem ser desconsideradas. Para não interferir no conforto das pessoas acomodadas à mesa, cada lugar deve manter um espaço livre de 60 cm. A composição vai se tornar ainda mais afinada se os demais elementos reconhecerem que o ambiente é pequeno.

Veja também: Salas de jantar decoradas – dicas, fotos

A sala de jantar pequena não deve ser decorada com um lustre muito próximo do tampo da mesa. A altura ideal da cúpula do pendente com relação ao piso é de em média 150 centímetros. Outro fator importante é que a falta de espaço faz com que o aparador seja um item dispensável na composição.

 

Conteúdo avaliado com média: