Tecnologia

Mercado brasileiro de games é o quarto maior do mundo

Por Isah

O mercado brasileiro de games é considerado o quarto maior do mundo e ainda está em ritmo de crescimento. Com este perfil, o Brasil está despertando o interesse das produtoras estrangeiras de jogos eletrônicos, como é o caso da companhia francesa Ubisoft.

A estimativa de crescimento do mercado de games no Brasil é de 7,1% ao ano até 2016. (Foto:Divulgação)

Setor de games em crescimento

A Capcom, uma das maiores empresas de games do mundo e criadoras de títulos como “Street Fighter”, também está de olho no mercado brasileiro em ascensão, por isso contratou três representantes para atuar no país. Muitos dos jogos desenvolvidos no exterior estão sendo adaptados para o jogador brasileiro, ou seja, já contam com legenda em português e até mesmo dublagem.

De acordo com a empresa de consultoria PriceWaterCoopers, o mercado brasileiro de games movimentou R$840.000.000 em 2011. Estima-se ainda que, até 2016, o Brasil terá uma significativa evolução neste segmento, movimentando 4 bilhões de reais. A tendência é que o crescimento do setor seja de 7,1% ao ano até 2016.

O diretor da Ubisoft Brasil afirmou que a empresa cresceu 300% nos últimos tempos, enquanto a média de crescimento nos demais países é de 2,2%. Diante deste crescimento, é natural que as marcas de games procurem se adequar ao perfil do consumidor brasileiro.

Saiba mais: Lançamentos de jogos para PS3 em 2012

Aumentou a quantidade de jogos dublados e com legendas em português. (Foto:Divulgação)

O jogador brasileiro também parece estar respeitando mais o mundo dos games. A indústria cresceu, está realizando a fabricação de grandes consoles no Brasil e também adotou uma política de preços que reconhece a realidade financeira do brasileiro.

Um Brasil que gosta de jogar

Segundo informações do Ibope, 23% dos brasileiros são jogadores assíduos ou eventuais. Isto significa que há no Brasil 45,2 milhões de pessoas que possuem o costume de jogar.

Diferentes fatores podem justificar o crescimento do Brasil no mercado mundial de games, como por exemplo, a queda dos preços dos consoles, a tradução de títulos para o português e a crise financeira que abala outros países.

Estima-se que há, no Brasil, 3,1 milhões de videogames de última geração, como Xbox 360, PlayStation 3 e Wii. Entretanto, o líder de mercado ainda é o PlayStation 2, que está no mercado há mais de 12 anos.

Dos jogadores brasileiros, 47% são mulheres. (Foto:Divulgação)

Dos brasileiros que jogam, 67% usam consoles, 42% computadores e notebooks, 7% smartphones ou tablets e 7% consoles portáteis. Da população jogadora do Brasil, 53% é formada por homens e outros 47% é constituído por mulheres.

A pesquisa também avaliou quais os gêneros favoritos dos jogadores brasileiros. De acordo com os dados coletados, 30% preferem ação e aventura, 23% gostam mais de futebol e 10% elegem os jogos de corrida como os favoritos.

Veja também: Os benefícios do videogame para as crianças

Recomendado para você
Tecnologia

Como criar um QR Code

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Sky Pré-Pago Onde Comprar, Quanto Custa, Assinatura

Serviços

Teste Copel Velocidade

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *