Menu

Empregos

Atualizado em 20 de março de 2012, às 17:18 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Mentiras que podem comprometer a carreira

Faltar com a verdade em um currículo, na entrevista de emprego ou até em situações rotineiras em seu trabalho, podem colocar sua carreira em cheque.
412888 Mentiras que podem comprometer a carreira01 Mentiras que podem comprometer a carreiraCuidado com as mentiras que conta no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

A mentira tem perna curta. Você já deve ter escutado essa frase milhares de vezes, porém contar inverdades faz parte do dia-a-dia de qualquer pessoa. Contar um fato que não aconteceu para ter vantagem de alguma forma é natural para alguns, e um absurdo para outros. A questão é que manter o hábito de mentir pode trazer consequências sérias para sua vida em um âmbito geral, principalmente para a carreira profissional.

Sem sombra de dúvidas as secretárias e recepcionistas são as pessoas que mais mentem em uma empresa. Não porque elas querem, mas sim por causa das ordens recebidas. Como são essas profissionais que filtram as ligações e atendimentos pessoais de seus chefes e demais funcionários da empresa, é natural mentir sobre o real motivo que faz com que um colaborador não atenda uma ligação, por exemplo. A situação é desconfortável e gera até atritos com quem está do outro lado da linha, porém alguns profissionais julgam necessário usar da mentira para não atender um cliente ou fornecedor.

Todos devem tomar cuidado para que essa mentinha não alcance proporções gigantescas e comprometa a sua reputação. Por isso, o ideal é não mentir. Faltar com a verdade muitas vezes é a solução mais fácil, no entanto, não é a única alternativa. Antes de mentir avalie todas as possibilidades e as consequências da mentira e da verdade. veja abaixo alguns casos que podem colocar a sua carreira em cheque por causa de uma mentira:

412888 Mentiras que podem comprometer a carreira03 Mentiras que podem comprometer a carreiramentiras no currículo são naturais, mas podem comprometer sua carreira (Foto: Divulgação)

1 – Currículo

Para conquistar uma vaga de emprego algumas pessoas adicionam experiências em seus currículos que nunca tiveram. Dizer que executava uma determinada função no último emprego, ou que fez aulas de idiomas que nunca existiram pode determinar a sua contratação. Porém, não vai demorar muito para que a companhia perceba que você não tem o nível desejado de instrução, ao contrário do que o seu currículo informa. Agindo assim você danifica sua imagem diante do mercado de trabalho.

 

412888 Mentiras que podem comprometer a carreira02 Mentiras que podem comprometer a carreiraNão minta na entrevista (Foto: Divulgação)

2 – Entrevista

Assim como no currículo, alguns candidatos tendem a mentir na entrevista na tentativa de garantir um emprego. Quando questionado os motivos que o levaram a deixar a última companhia em que trabalhou, você não precisa dizer que não suportava o seu chefe, use os argumentos positivos que também influenciaram na sua decisão, como por exemplo, a busca de outro cargo e da possibilidade de crescimento profissional, que talvez não houvesse em seu antigo trabalho. Tenha bom sendo ao responder o entrevistador, não diga tudo o que vem a cabeça, mas não invente histórias.

412888 Mentiras que podem comprometer a carreira04 Mentiras que podem comprometer a carreiraTenha cuido com as inverdades do dia a dia (Foto: Divulgação)

3 – Dia a dia

A mentira é a alternativa para a falta de argumento. Comece a reparar nas situações que lhe levam a mentir. Quando a pessoa não consegue executar uma atividade e alguém liga cobrando o mais comum e inventar uma história para justificar a demora em vez de demonstrar que está indo atrás da solução, mas que não depende só do seu departamento, por exemplo. Esconder os seus defeitos com uma inverdade, evidenciar um problema de um colega ou até da empresa fazendo uso dessa artimanha não faz bem para você profissionalmente e nem como pessoa. Um mentiroso não demora muito para ser descoberto e as consequências podem ser arrebatadoras e irreversíveis. Por esse motivo antes da faltar com a verdade pense em uma maneira de contornar a situação.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.