Menu

Mulher

Atualizado em 10 de abril de 2012, às 19:31
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Menstruação na gravidez: o que é

Muitas gestantes podem apresentar menstruação. Saiba qual o real significado dessa apresentação durante a gravidez.
424742 gravidez barrigao Menstruação na gravidez: o que éO sangramento durante a gravidez traz preocupações.

Muitas mulheres durante a gravidez apresentam quadro de menstruação. No entanto, diferente do que muita gente pensa, o sangramento que ocorre durante a gestação não é precisamente a menstruação. Para compreender melhor o que acontece, veja algumas informações a respeito.

Menstruação x Sangramento vaginal

O quadro de sangramento que ocorre em muitas gestantes não é caracterizado como menstruação. Na verdade, quando isso acontece dizemos que a mulher grávida está apresentando um sangramento vaginal.

Para que ocorra a menstruação propriamente dita é preciso que a mulher apresente uma oscilação entre os hormônios. Entretanto, quando ela está grávida isso não acontece. Dessa forma, podemos afirmar que está ocorrendo um sangramento vaginal. Para compreender as causas dessa perda de sangue, é preciso que a gestante identifique suas características, para depois comunicar com segurança ao médico obstetra. Vale lembrar que apenas o especialista, associado aos exames complementares, poderá definir a causa do sangramento.

424742 aprenda a como acabar com a azia na gravidez Menstruação na gravidez: o que éÉ preciso que a gestante conte para o médico os detalhes do sangramento para que seja feito o diagnóstico.

Conheça as causas de sangramento durante a gravidez

Na maioria das vezes a gestante poderá apresentar sangramento durante as primeiras semanas da gravidez. Entre as possíveis causas, podemos citar:

  • Implantação

É comum ocorrer um pequeno sangramento durante os 10 a 14 dias que se seguem a fecundação. Muitas vezes esse quadro pode ser confundido com uma possível menstruação. Porém, o sangramento se deve a implantação do embrião na parede do útero.

  • Alterações no colo do útero

Durante a fase de gestação, todo o corpo da mulher sofre mudanças e com o colo do útero isso não é diferente. Essa região se torna mais sensível podendo sangrar após a relação sexual ou o exame ginecológico.

  • Gravidez ectópica

Em alguns casos o embrião pode implantar-se fora do útero. O local mais comum para acontecer é a região das trompas. Quando isso ocorre, denominamos gravidez ectópica. Geralmente esse quadro pode vir acompanhado de sangramento vaginal, dor na região da pelve ou dor abdominal.

  • Gravidez molar

Em alguns casos raros pode ocorrer a formação de uma massa denominada “mola” dentro do útero. O quadro dessa patologia é muito semelhante a uma gravidez, porém, vem geralmente acompanhada de sangramento vaginal abundante.

  • Infecções

Quando a futura mamãe apresenta um quadro infeccioso que acomete a vagina ou o colo do útero, ela pode manifestar sangramento vaginal.

  • Aborto

Segundo estudos, em torno de 15 % das gestações podem sofrer aborto espontâneo. Porém, é importante ressaltar que, como foi demonstrado, nem todo sangramento vaginal apresentado por uma gestante significa aborto.

424742 noticia45 foto2 665x390 Menstruação na gravidez: o que éNa presença de qualquer alteração, procure um ginecologista obstetra.

Durante o primeiro trimestre da gravidez a gestante pode apresentar sangramento vaginal. Nesses casos, o ideal é procurar um atendimento médico especializado para descobrir qual a origem e a causa do sangramento. O médico conduzirá o caso de acordo com a etiologia do problema, dando a devida orientação para futura mamãe.