Menu

Saúde

Atualizado em 9 de julho de 2012, às 7:45
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Menopausa precoce: sintomas, como tratar

A menopausa precoce vem sendo atualmente um dos problemas mais comuns entre mulheres abaixo dos 40 anos de idade. Conheça mais sobre a doença e a forma de diagnosticá-la:
482023 Menopausa precoce sintomas como tratar Menopausa precoce: sintomas, como tratarSaiba o que é e como tratar o malefício da menopausa precoce (Foto: Divulgação)

Atualmente é muito comum nos depararmos com o advento da menopausa antes dos 40 anos de idade. Suas causas geralmente estão correlacionadas com fatores que aceleram ou desequilibram as funções do organismo, tais como stress, a má alimentação, o sedentarismo, o início da manifestação de doenças psicossomáticas em suas mais diversas causas, entre muitos outros.

Para quem deseja compreender sobre como a menopausa precoce se manifesta, vale a pena entender mais sobre o que é essa doença, bem como seus sintomas e a maneira correta de como tratar o problema. Saiba mais:

O que é a menopausa preococe?

A menopausa precoce é deixar de menstruar antes do tempo. Ela ocorre com uma diminuição da produção de estrogênios, o hormônio que é responsável pela função reprodutora no organismo da mulher.

482023 Menopausa precoce sintomas como tratar 2 Menopausa precoce: sintomas, como tratarA menopausa precoce é quando a mulher deixa de menstruar antes do tempo (Foto: Divulgação)

Os médicos são unanimes afirmar que essa diminuição é comum dos 45 aos 55 anos, de modo que a menopausa precoce  quando ocorre, é um problema que deve ser tratado com muita atenção.

Qual a causa da menopausa precoce?

Sabe-se que sua origem é de ordem psicossomática. Isto é, se a mulher abaixa a sua imunidade com uma alimentação incorreta, sedentarismo, fatores de ordem psíquica como o stress, depressão, etc., ela ficará muito mais propensa às infecções bacterianas que dão origem à doença.

482023 Menopausa precoce sintomas como tratar 3 Menopausa precoce: sintomas, como tratarO desequiíbrio psíquico abaixa a imunidade do organismo, possibilitando a manifestação das doenças (Foto: Divulgação)

Em alguns casos é comum que a mulher antes dos 30 anos sofra com esse malefício, uma vez que a vida trabalhista, social e de relacionamentos é mais complicada e possibilita problemas de ordem psíquica em diversos níveis. No entanto, quando o organismo retoma o seu equilíbrio original e volta a produzir os hormônios normalmente, muitas vezes a mulher pode voltar a menstruar, ou até mesmo engravidar. Por isso é bom manter a sua saúde em dia para evitar a menopausa precoce.

 Sintomas da menopausa 

Os sintomas da menopausa precoce são iguais aos da menopausa em idade avançada, porém ocorrem com mais intensidade, uma vez que o organismo se encontra despreparado para a queda na produção hormonal.  Isto é, menstruações irregulares, distúrbios psíquicos como irritabilidade, ansiedade e tristeza, sensação de calor, atrofia dos órgãos geniais, dores de cabeça, alergias de pele e nas mucosas, secura vaginal, entre outros.

Veja alguns alimentos que atenuam os sintomas da menopausa.

482023 Menopausa precoce sintomas como tratar 4 Menopausa precoce: sintomas, como tratarA enxaqueca é um dos sintomas causados pela menopausa precoce (Foto: Divulgação)

Suas consequências são o envelhecimento da pele, atrofia urogenital, perda de massa óssea (osteoporose), aumento de peso, além de distúrbios físicos, psicológicos e a predisposição para o aumento de riscos cardiovasculares (infarto).

Como tratar a menopausa precoce

Ao sentir os sintomas da menopausa precoce, recorra imediatamente a um médico de sua confiança. Uma vez descartadas a hipótese de gravidez, o especialista pedirá exames de análises hormonais para identificar a causa física desta manifestação.

482023 Menopausa precoce sintomas como tratar 5 Menopausa precoce: sintomas, como tratarAdote uma postura mais saudável. (Foto: Divulgação)

Hoje em dia existem alguns tratamentos que auxiliam a reestabelecer a estrutura hormonal da mulher, porém, o resultado varia conforme o nível em que o malefício se encontra. Desta forma sabemos que o acompanhamento psicológico é fundamental para livrar-se da menopausa precoce e suas consequências. Portanto, adote uma nova estrutura mental e procure manter uma vida mais saudável para não agravar ainda mais o problema.

Leia mais : Dicas de como ter uma vida mais saudável.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.