Menu

Graduação e Pos Graduação

Atualizado em 1 de maio de 2011, às 10:30 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Melhores Universidades Privadas do País

Para comparar uma universidade à outra, o MEC (Ministério da Educação) utiliza um indicador denominado IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição). Ele mostra a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, que envolvem o mestrado e o doutorado.

Para a avaliação da graduação, é usado o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e para a pós-graduação, é usada a Nota Capes. O resultado final é contabilizado de 0 a 500 pontos, que são divididos em 5 faixas, nomeadas por quantidades de estrelas. A divisão é feita do seguinte modo:

- De 0 a 94 pontos = 1 estrela

- De 95 a 194 pontos = 2 estrelas

- De 195 a 294 pontos = 3 estrelas

- De 295 a 394 pontos = 4 estrelas

- Mais de 395 pontos = 5 estrelas

Para se tirar a média do CPC, é preciso considerar vários pontos dentro de um curso: o conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que mede o desempenho dos concluintes e dos ingressantes; o conceito IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos observado e esperado), que observa os conhecimentos agregados pelos alunos durante o curso e as variáveis de insumo, que são os recursos pedagógicos, a infra-estrutura e a qualificação dos docentes da instituição. Todos esses indicadores variam de 0 a 5 e, para avaliar as universidades, é feita uma média dessas três notas.

images4 Melhores Universidades Privadas do País

Para que não haja injustiças, o MEC separou as instituições pela sua natureza para fazer o ranking das melhores: universidades, centros universitários e faculdades isoladas e integradas. Uma universidade possui vários cursos enquanto as faculdades isoladas e integradas podem conter apenas um. Seria então injusto comparar essas instituições, pois as universidades levariam muita vantagem.

As melhores do ranking brasileiro são as universidades públicas, tanto pela dificuldade apresentada no vestibular quanto pela verba destinada a elas. Entre as universidades privadas, os melhores postos ficaram com a Pontifícia Universidade Católica, a PUC, de diferentes estados. Confira o ranking das melhores universidades privadas do país e o número de estrelas alcançado por cada uma:

1º: Pontifícia Universidade Católica – RJ (4 estrelas)

2º: Pontifícia Universidade Católica – SP (4 estrelas)

3º: Pontifícia Universidade Católica – RS (4 estrelas)

4º: Universidade do Vale do Rio Sinos – Unisinos – RS (4 estrelas)

5º: Universidade Santa Cruz do Sul – RS (4 estrelas)

6º: Universidade Luterana do Brasil – RS (4 estrelas)

7º: Universidade Feevale – RS (4 estrelas)

8º: Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP (3 estrelas)

9º: Pontifícia Universidade Católica – MG (3 estrelas)

10º: Universidade Católica de Minas Gerais (3 estrelas)

No entanto, antes de escolher a universidade, verifique a nota do Enade do curso que você prestará, pois a nota final atribuída pelo MEC é relativa à média de todos os cursos avaliados. Não é porque a média da universidade está boa que o seu curso será bom também.

Um bom curso deve ter ótimos professores, laboratórios, bibliotecas e, principalmente, excelentes alunos. Não adianta a universidade oferecer os seus melhores recursos a alunos desinteressados. Por isso, quem faz o curso é o aluno, ou seja, você. Se não houver dedicação e força de vontade do aluno, não haverá um bom curso. Independentemente da universidade que você for cursar, dê o melhor de si que você será reconhecido dentro e fora dela.