Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Faculdades > Melhores Universidades Particulares do Brasil

Melhores Universidades Particulares do Brasil

Por Isah

O ensino superior tornou-se algo indispensável para a carreira de um profissional que busca sucesso no mercado de trabalho. A formação acadêmica fornece a base necessária para uma profissão, capacitando o indivíduo para realizar determinadas atividades dentro da sua área de atuação. No Brasil, novos cursos de graduação estão sendo lançados e concedendo novos rumos ao nível superior.

Para que uma instituição de ensino superior seja considerada de qualidade, ela precisa estar de acordo com todos os critérios de avaliação do MEC. Quesitos como metodologia, corpo docente e infraestrutura para as aulas são indispensáveis para uma formação profissional de excelência. Todos os conhecimentos teóricos precisam ser aplicados em atividades práticas para que os alunos passem por um treinamento profissional no curso e se preparem verdadeiramente para encarar o mercado de trabalho.

Ao ingressar na vida acadêmica, o estudante deve escolher entre a universidade pública ou particular. A primeira opção é sempre mais viável, tanto quanto a gratuidade como também pela qualidade do ensino. Já a formação em instituições privadas, requer um investimento mais alto devido ao pagamento das mensalidades e nem todos possuem condições financeiras para isso.

No entanto, ao estudar numa universidade particular, o estudante de baixa renda pode conseguir bolsa integral ou parcial pelo PROUNI e atribuir novos rumos a formação. As melhores faculdades privadas possuem alta competitividade pelas vagas disponíveis a cada semestre, por isso os vestibulares são critérios no processo seletivo.

Existem alguns critérios para montar a lista das melhores universidades do Brasil, sendo que normalmente as primeiras posições no ranking geral ficam com as instituições públicas de ensino superior. No entanto, é importante lembrar que nem sempre uma dada universidade apresenta o melhor desempenho para todos os cursos, por isso é necessário conhecer a nota do ENADE de cada graduação e analisar a performance dos alunos.

As pesquisas do INEP também mostram resultados consistentes e avaliam o desempenho de todas as instituições de ensino superior do país. Nas últimas publicações, a liderança ficou por conta das universidades federais. A PUC-SP se destaca no ranking das melhores universidades particulares do Brasil e aparece na 22ª na lista geral do INEP. Confira:

1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
2. Universidade de Caxias do Sul (UCS)
3. Universidade do Vale do Rio dos Sinos
4. MACKENZIE São Paulo
5. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
6. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
7. Universidade Católica de Brasília (UCB)
8. Universidade Salvador (UNIFACS)
9. Universidade Positivo (UP)
10. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *