Melhores universidades do mundo 2012

PUBLICIDADE
A Universidade de Harvard foi a melhor classificada no ranking (Foto: Divulgação)

A Times Higher Education (THE), instituição que fica na cidade de Londres, Inglaterra, divulgou na última quinta-feira, 15 de março, o ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo, considerando a reputação no meio acadêmico, sendo que a Universidade de Harvard, com sede nos Estados Unidos da América (EUA), foi a que conquistou a melhor colocação.

No estudo da THE pesquisadores experientes destacaram qual é a melhor universidade do mundo em seu segmento de atuação, tanto com relação aos cursos fornecidos, como pelo desenvolvimento de pesquisas na área. Harvard obteve 100 pontos, ou seja, a classificação máxima.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA) foi apontado no levantamento em segundo lugar, depois vieram na sequência  Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade Stanford (EUA), Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA); e Universidade de Oxford (Reino Unido).

PUBLICIDADE
A USP ficou entre a 100 melhores univerdidades do mundo (Foto: Divulgação)

A Universidade de São Paulo (USP) foi a surpresa positiva para a comunidade de estudiosos mundial, aparecendo entre as 100 melhores colocadas do ranking. Ficando entre 61º e o 70º lugar a USP foi a única instituição nacional a ser lembrada na classificação entre as “top 100”. No ano passado o Brasil não teve nenhuma representante no levantamento.

Veja abaixo as melhores instituições classificadas pela Times Higher Education:

10 primeiras universidades no ranking  de melhor reputação
Posição Instituição País Pontuação
1º) Universidade de Harvard EUA 100,0
2º) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) EUA 87,2
3º) Universidade de Cambridge Reino Unido 80,7
4º) Universidade da Stanford EUA 72,1
5º) Universidade de Califórnia – Berkeley EUA 71,6
6º) Universidade de Oxford Reino Unido 71,2
7º) Universidade de Princeton EUA 37,9
8º) Universidade de Tóquio Japão 35,6
9º) Universidade da Califórnia – Los Angeles EUA 33,8
10º) IUniversidade de Yale EUA 32,4
61º-70º) Universidade de São Paulo Brasil N/A

Fonte: Times Higher Education, Top Universities by Reputation 2011

Os EUA têm 44 instituições de ensino superior entre as 100 melhores, já o Reino Unido teve destaque com 10 universidades. Além da USP organizações estudantis de Cingapura, Japão, China, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan foram representadas no ranking. A presença entre as 100 classificadas com melhor reputação no mundo acadêmico mundial de acordo com a Times Higher Education, da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, e da Middle East Technical University, da Turquia, foi uma surpresa.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.