Menu

Faculdades

Atualizado em 10 de junho de 2010, às 17:40 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Melhores Universidades De Santa Catarina

melhores universidades de santa Catarina Melhores Universidades De Santa Catarina

O estado de Santa Catarina conta com a presença de conceituadas universidades, capazes de oferecer cursos de qualidade para a formação dos jovens catarinenses e demais estados. Promover a inserção dos profissionais formados no mercado de trabalho é uma das principais propostas das universidades.

A escolha da universidade é sempre um desafio para o estudante que está terminando o Ensino Médio, afinal, ele precisa se informar sobre a competência e reconhecimento do curso que deseja fazer. Um dos principais indicadores da qualidade da formação é a nota do ENADE, normalmente as instituições de Santa Catarina conquistam bons índices.

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) é a mais conceituada do estado, responsável por promover um ensino abrangente e atualizado. O campus está instalado em Florianópolis e dispõe de modernos laboratórios para auxiliar a aprendizagem e as atividades de pesquisas dos estudantes. Sendo a melhor das universidades públicas de SC, a UFSC desperta o interesse dos jovens e estimula o aumento da concorrência por vagas.

Os cursos superiores gratuitos UFSC com as melhores notas no ENADE são Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e Engenharia de Produção. Através dos índices obtidos nos últimos anos, pode-se notar que a área de Exatas é a mais competente da instituição.

Ingressar numa faculdade gratuita em SC não é tarefa simples, os estudantes que possuem esse objetivo costumam se dedicar ao máximo a aprendizagem e até se submetem a cursinhos preparatórios para se familiarizarem com o estilo do processo seletivo catarinense. A UFSC realiza o seu vestibular em duas etapas, abordando em seu conteúdo as principais disciplinas do Ensino Médio.

Em Santa Catarina também há outras instituições públicas de Ensino Superior, como é o caso da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) e UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Alguns institutos também promovem a graduação gratuita, como o federal IFSC.

As pessoas que não conseguirem ingressar numa universidade pública podem optar pelas faculdades particulares SC, que também representam uma ótima oportunidade de profissionalização. Entre as instituições privadas que se destacam nesse quesito, aparecem: UNISUL, UNC e UNIVALI.

Os vestibulares Santa Catarina 2010-2011 estão tendo aos poucos as datas anunciadas e também divulgando a lista de leituras obrigatórias para o processo seletivo. Vale a pena conhecer o calendário de cada uma das universidades catarinenses e se inscrever.