Melhores tratamentos para remover cicatrizes

PUBLICIDADE

A pele mostra as marcas do tempo que são difíceis de serem retiradas. Em muitos casos esses sinais são causados por agressões externas e aparecem como cicatrizes que geram muito incômodo estético. Algumas são mais fáceis de serem retiradas e outras podem ser facilmente tratadas. Saiba mais sobre o assunto e conheça os melhores tratamentos para remover cicatrizes.

Melhores tratamentos para remover cicatrizes 1
Existem vários tratamentos para remover cicatrizes da pele. (Foto: divulgação)

Características da cicatriz

O tempo determinante de aparecimento das cicatrizes na pele depende de muitos fatores. Dentre os principais está a profundidade da lesão, o local onde ela é formada e a genética. Segundo especialistas, as pessoas de pele morena possuem mais chances de desenvolverem cicatriz hipertrófica, aquela que fica mais elevada em relação ao tecido em volta.

A principal tendência da pele é recompor as lesões em excesso, gerando as chamadas cicatrizes hipertróficas e queloides. As cicatrizes hipertróficas são formadas por uma desordem nas fibras de colágeno, enquanto a queloide apresenta uma produção excessiva dessas fibras.

PUBLICIDADE

Normalmente, as cicatrizes são provocadas por ferimentos, queimaduras, acnes ou cirurgias. No caso das cirurgias plásticas, geralmente elas aparecem como manchas escuras devido a técnica de estiramento da pele, do fechamento do corte e também pelos cuidados pós-operatórios.

As cicatrizes podem ser causadas por vários fatores. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento para remoção de cicatrizes, quais são 

Melhores tratamentos para retirar cicatrizes

1. Ácido retinóico e cremes clareadores: para manchas mais escuras eles são capazes de suaviza-las igualando ao tom de pele após um tempo de uso. Os ácidos começam a oferecer resultados entre 45 dias e 2 meses. Os cremes a base de hidroquinona começam dar resultados após seis meses de uso contínuo;

2. Betaterapia: são indicados a procedimentos simples e atuam na cicatriz, principalmente no caso dos queloides. Normalmente o tratamento é feito logo segundo dia de pós-operatório. A betaterapia é feita através de um aparelho radioativo que emite raios betas na camada da pele onde ocorre a formação das cicatrizes;

PUBLICIDADE

3. Laser: os métodos não ablativas e a luz intensa pulsada melhoram em até 80% alguns tipos de cicatrizes. Outra técnica que tem sido muito usada é o CO2 fracionado. A ação é simples feita através da destruição da camada superficial da pele, fazendo uma esfoliação superficial, aquecendo a derme e formando novamente o colágeno. O laser fracionado também é muito eficaz no tratamento das cicatrizes formadas pela acne.

O laser é uma excelente opção de tratamento para remover cicatrizes. (Foto: divulgação)

Veja também plástica para cicatrizes de acne 

PUBLICIDADE

As cicatrizes são problemas que podem ser formados por vários fatores e causam grande desconforto estético. Entretanto, existem vários tratamentos estéticos que oferecem excelentes resultados na remoção das cicatrizes. O ideal é procurar um dermatologista para avaliar melhor a cicatriz e indicar o tratamento ideal para seu caso.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.