Menu

Bem Estar

Atualizado em 23 de julho de 2012, às 11:30 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Melhores raças de cão de guarda

Veja quais são as raças de cachorros mais indicadas para serem cães de guarda de acordo com suas características.

Com os índices de criminalidade e violência altos, muitas pessoas buscam proteger a casa de assaltos tendo um cão de guarda. Embora outros modos de segurança, possam ser mais eficazes, o cachorro ainda é uma boa opção para quem deseja manter a casa longe de intrusos. Confira algumas raças de cachorros que são adequadas para servir como cães de guarda:

Pastor Alemão

Essa raça de cachorro é muito indicada para defender casas e outras propriedades de invasores, além de ser um animal adequado para guiar deficientes, atuar com a polícia e servir de companhia para as pessoas. No caso de um estranho entrar na casa, o animal emite um latido muito alto e constante. Uma das vantagens de possuir um animal dessa raça é que ele se adapta também em imóveis de tamanho médio ou pequeno. Porém, é preciso verificar se a procedência do cão é de confiança, para evitar comprar filhotes que derivem do cruzamento de raças e possam desenvolver um comportamento mutável. Quanto a famílias que têm crianças, o animal pode até brincar com elas, mas é preciso tomar cuidado.

490852 pastor alemao Melhores raças de cão de guardaPastor Alemão: pode ser usado em atividades policiais (Foto: divulgação)

Rottweiler

Esse cão também pode ser mantido até em apartamentos e outros ambientes pequenos, porém isso exigirá que o dono passeie com o cachorro mais vezes e em maior tempo. É um animal forte e que desempenha muito bem a função de cão de guarda, mas o dono precisa se impor mediante o cachorro, para que ele não o desafie. Precisa ser bem tratado e requer cuidado em casas que têm crianças.

490852 rottweiler Melhores raças de cão de guardaRottweiler: animal resistente (Foto: divulgação)

Dobermann

Esse cão é ágil e rápido quando percebe uma invasão e no caso de uma agressão sua resposta é violenta. Possui tamanho médio e não convive muito bem com outros bichos. Para que se dê bem com crianças, deve estar habituado a conviver com elas.

490852 dobermann Melhores raças de cão de guardaPara viver bem com crianças, o Dobermann precisa ser acostumado (Foto: divulgação)

Fila Brasileiro

Essa raça foi criada por meio do cruzamento de cachorros vindos da Europa com cães que já existiam no Brasil. É um animal de porte e latido altivo. Também não convive bem com outros animais e deve se tomar cuidado com estranhos, uma vez que um ataque desse animal pode ter consequências graves.

490852 fila brasileiro Melhores raças de cão de guardaFila Brasileiro (Foto: divulgação)

Boxer

Entre as vantagens de ter um bicho dessa raça é que ele se dá bem com crianças e tem um comportamento alerta para invasões. Também tem uma boa adaptação em ambientes de médio e pequeno tamanho e é um bom cachorro para fazer companhia para o dono.

490852 boxer Melhores raças de cão de guardaBoxer: bom convívio com crianças (Foto: divulgação)

Dogue Alemão

Esse cachorro é obediente e é ótimo para fazer companhia, além de se dar bem com outros animais. É um cachorro grande, que precisa de espaço e muita comida. Tem um temperamento manso e convive bem com os donos.

490852 dogue alemão Melhores raças de cão de guardaDogue Alemão: cão manso (Foto: divulgação)

Leia também: Raças de Cachorros Pequenos – Fotos

Fotos de cachorros de raça