Menu

Saúde

Atualizado em 8 de maio de 2011, às 17:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Melhores Pomadas Contra Assaduras De Bebês

dermodex1 Melhores Pomadas Contra Assaduras De BebêsOs bebes são lindos e fofos com uma pele muito sensível e necessitam de muitos cuidados especiais para que não fiquem com assaduras, mas é importante saber que as assaduras dependem de vários fatores a começar pela qualidade das fraldas descartáveis e da higiene feita no bebe após a troca de cada fralda. Mas para poder tratar a assadura é preciso saber o que é assadura e como ela se instala na pele do bumbum do bebe, pois as crianças não estão livres das assaduras nem mesmo depois que já caminham, pois enquanto usarem fraldas elas correm o risco de terem assaduras.

Vejamos o que é assadura.

A assadura ou dermatite que é causada pelas fraldas nada mais é do que uma inflamação cutânea causada por uma reação às fezes e a urina que ficam depositadas nas fraldas e se concentra com o calor, pois a fralda faz com que essas substâncias químicas fiquem diretamente em contato com o bumbum da criança e causa a inflamação. Os principais causadores de assaduras por contato são:

- Fezes

- Urina

- Sabonete

- Fralda Descartável

- Calça Plástica ou diarréia

O contato com esses fatores faz com que a área fique sensível e dolorida deixando o local irritado e vermelho, mas podem acontecer também assaduras causadas por fungos. Peça para o seu medico diagnosticar o tipo de assadura de seu filho para poder tratar de maneira correta com o medicamento certo. A assadura é muito comum entre as crianças até os nove meses de idade, podendo alguns fatores aumentar o risco de assaduras como antibióticos. As crianças que usam fraldas descartáveis são mais propensas a terem assaduras do que as crianças que usam fraldas de pano.

melhore pomadas contra assaduras 300x125 Melhores Pomadas Contra Assaduras De Bebês

O que usar para tratar assaduras?

O tratamento das assaduras vai depender do resultado do exame feito pelo medico, pois ele vai diagnosticar o tipo de assadura que a criança desenvolveu e as causas para depois tratar. Geralmente as pomadas a base de Óxido de Zinco são excelentes para tratar assaduras comuns, mas as assaduras provocadas por uma infecção por fungo do tipo Candida Albicans nesse caso deverá ser usado um antibiótico como Nistatina, Niconazol ou Clotrimazol nesse caso as pomadas resolvem e a assadura vai embora. E em casos de assaduras crônicas com infecção por fungo pode ser ministrado um antibiótico oral, normalmente a Nistatina resolve o problema, pois ela diminui a quantidade de fungo no trato digestivo da criança.

O que fazer para evitar assaduras

Para evitar assaduras é necessário fazer com que a criança beba muito liquido, pois o liquido ajuda a diluir os ácidos que irritam a pele e que estão presentes na urina e nas fezes. A água morna ajuda na cicatrização, pois ela faz com que a circulação aumente e para seu filho ter um alivio imediato pode ser acrescentado na água calêndula ou camomila. Se as assaduras persistirem troque a fralda descartável pelas de pano e troque o bebe assim que tiver feito alguma coisa na fralda, pois dessa forma a assadura vai cicatrizar e provavelmente não voltará mais.

pomada hipoglos1 300x300 Melhores Pomadas Contra Assaduras De Bebês

Para concluir

As crianças sofrem por causa de assaduras geralmente quando começam a se alimentar de frutas mais cítricas ou alimentos com mais açúcar e legumes mais fortes, pois seu organismo esta começando a se adaptar a novos sabores. Por isso a alimentação da criança deve ser iniciada com cautela e acrescentando uma fruta ou legume de cada vez para evitar assaduras e desconforto ao bebe. Se o bebe for lactente a mãe também deve controlar a sua alimentação evitando comer ou beber alimentos mais cítricos e evitar doces para que não de assaduras no bebe.  Cuide da saúde do seu bebe tendo uma alimentação saudável e bebendo muita água para que os ácidos possam ser diluídos com mais facilidade evitando as assaduras no bebe.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.