Search

Melhores Faculdades de Arquitetura do Brasil

Google plus

Arquitetura é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, seguindo critérios de conforto, estética e funcionalidade. Com duração média de cinco anos, o curso, também conhecido como Arquitetura e Urbanismo, possibilita o profissional a atuar em diversas vertentes da área (de projetos e coordenação de construções e reformas à decoração de ambientes).

Há quem associe Arquitetura à Engenharia Civil, uma vez que ambos profissionais tendem a trabalhar em parceria. Contudo, cabe ao arquiteto realizar a planta do imóvel e determinar os materiais a serem utilizados na obra. Enquanto o engenheiro acompanha a construção e gerencia custos e mão de obra.

A grade curricular do curso mescla disciplinas de Humanas e Exatas – como história da arte, computação gráfica, matemática e resistência de materiais. O primeiro semestre tende a ser exclusivamente teórico. As aulas práticas começam a partir do segundo. Vale ressaltar que, além da criatividade requerida para elaborar os esboços, todo projeto necessita de muitos cálculos também.

Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para quem estuda arquitetura. De acordo com o Crea-SP, o salário inicial para os arquitetos é de R$ 3.060,00 por seis horas diárias de trabalho.

O profissional tem duas possibilidades para exercer a profissão: trabalhar para uma empresa, que tende a atender projetos maiores, como obras de infra-estrutura (pontes, rodovias, portos…) ou construções de grandes empreendimentos. Quem opta pela autonomia geralmente atende a projetos residenciais.

Já as possibilidades de exercer a profissão são bastante variadas. Pode-se trabalhar com Arquitetura de Interiores; organizando espaços internos (definindo materiais de acabamentos, distribuição de móveis e considerando a acústica, iluminação e ventilação), Arquitetura Industrial; planejando projetos para instalação de indústrias (respeitando normas e padrões técnicos e de segurança), Arquitetura Verde; desenvolvendo projetos que respeitem o meio ambiente e integrem com as características naturais do local, Comunicação Visual; criando a identidade visual para empresas e produtos, Paisagismo e Ambiente; desenvolvendo espaços abertos e suas combinações adequadas, Edificação e Construção; projetando e coordenando obras, Luminotécnica; responsável pela iluminação de espaços e eventos, Restauro de Edifícios; recuperando residências e empreendimentos antigos ou deteriorados, Urbanismo; planejando bairro, cidade ou região de acordo com plano diretor e zoneamento que direcionarão seu crescimento.

Aos interessados em ingressar na profissão,confiram abaixo a lista dasuniversidadescom os melhores cursos de Arquitetura do Brasil – os dados,fornecidos pelo MEC,foram obtidos com a divulgação do Índice Geral de Curso,divulgado em janeiro de 2011,referente ao período de 2007 a 2009:

UFV–Fundação Universidade Federal de Viçosa
UFRGS–Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFMG–Universidade Federal de Minas Gerais
PUC-RIO–Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
UNESP–Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
UEL–Universidade Estadual de Londrina
UFU–Universidade Federal de Uberlândia
UFPR–Universidade Federal do Paraná
UFPE–Universidade Federal de Pernambuco
UFES–Universidade Federal do Espírito Santo
UFRN–Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UEM–Universidade Estadual de Maringá
PUC MINAS–Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
UFSC–Universidade Federal de Santa Catarina
UFSM–Universidade Federal de Santa Maria
PUCRS–Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
UNIVATES–Centro Universitário Univates
UNISC–Universidade de Santa Cruz do Sul
UNISINOS–Universidade do Vale do Rio Dos Sinos
UFPB–Universidade Federal da Paraíba


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top