Menu

Educação

Atualizado em 22 de agosto de 2012, às 8:39 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Melhores escolas públicas brasileiras Ideb 2011

Para calcular as notas de cada instituição, o MEC se baseou no desempenho dos alunos na Prova Brasil e na quantidade de alunos aprovados em cada série.

O Ministério da Educação divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011, apontando assim as melhores e piores escolas brasileiras. Para calcular as notas de cada instituição, o MEC se baseou no desempenho dos alunos na Prova Brasil e na quantidade de alunos aprovados em cada série.

504310 Melhores escolas públicas brasileiras Ideb 20112 Melhores escolas públicas brasileiras Ideb 2011Os dois ciclos do Ensino Fundamental superaram as metas do IDEB 2011. (Foto:Divulgação)

O indicador da qualidade de ensino é uma importante ferramenta para avaliar como anda a educação brasileira, suas deficiências e o que pode ser melhorado. Embora as instituições estejam se empenhando para melhorar o ensino, ainda existe um expressivo contraste entre a rede pública e a particular.

Resultados do IDEB 2011

Para analisar se a educação melhorou ou não, o MEC estabelece metas a serem cumpridas, levando em consideração as notas de todos os alunos nos dois ciclos do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano) e ensino médio.

De modo geral, o IDEB 2011 apontou que as escolas do primeiro ciclo do fundamental estão acima da média de 4,6. Já os anos finais, do 6º ao 9º, o desempenho continua alto e ultrapassou a meta de 3,9. O Ensino Médio brasileiro não apresentou avanço como o fundamental, mas alcançou a meta de 3,7 pontos.

Saiba mais: Prova Brasil IDEB 2011

Com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, algumas constatações mostram que as escolas brasileiras não vão tão bem como a média nacional mostra. Para grande surpresa do MEC e do atual ministro Aluísio Mercadante, 39% dos municípios ainda estão abaixo da meta.

Segundo o IDEB, as melhores escolas do primeiro ciclo do fundamental estão concentradas em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul e Ceará. No segundo ciclo, as instituições que conquistaram bom desempenho se encontram em Pernambuco, Bahia, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e Goiás.

Melhores escolas públicas do Fundamental I

504310 Melhores escolas públicas brasileiras Ideb 2011 3 Melhores escolas públicas brasileiras Ideb 2011Minas Gerais se destaca no ranking do ciclo fundamental I. (Foto:Divulgação)

1. Carmélia Dramis Malaguti – Itau de Minas/MG
2. Santa Rita de Cássia – Foz do Iguaçu/PR
3. Ciep Glauber Rocha – Rio de Janeiro/RJ
4. Prof. Joaquim Borges de Freitas – Claraval/MG
5. Ciep Pablo Neruda – Rio de Janeiro/RJ
6. Lucio Mariano Pero – Presidente Venceslau/SP
7. Papa João Paulo – Foz do Iguaçu/PR
8. Colégio Sagrado Coração de Jesus – Porto Nacional/TO
9. Wilson Antonio Golçalves – Taiacu/SP
10. Benedicto J. Cordeiro – Foz do Iguaçu/PR

Melhores escolas públicas do Fundamental II

504310 Melhores escolas públicas brasileiras Ideb 2011 Melhores escolas públicas brasileiras Ideb 2011O Colégio de Aplicação da UFPE lidera o ranking das melhores escolas de fundamental II. (Foto:Divulgação)

1. Colégio de Aplicação da UFPE – Recife/PE
2. CE Waldemiro Pita – Cambuci/RJ
3. CE Oscar Batista – Cambuci/RJ
4. Colégio Pedro II – Rio de Janeiro/RJ
5. Escola do Recife Fcap UPE – Recife/PE
6. Colégio Militar de Salvador – Salvador/BA
7. Colégio Militar de Belo Horizonte – Belo Horizonte/MG
8. Colégio Militar de Curitiba – Curitiba/PR
9. Colégio de Aplicação da UFS – São Cristovão/SE
10. Colégio de Aplicação da UFRJ – Rio de Janeiro/RJ

Para consultar os resultados de acordo com estado, município e escola, acesse o site do IDEB.

Veja também: Prova Brasil 2011 Resultados

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.