Menu

Curiosidades

Atualizado em 27 de novembro de 2012, às 12:39 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Melhores cidades para viver na região nordeste

Se você está pensando em se mudar para o Nordeste, conheça as cidades que apresentam as melhores condições econômicas e sociais da região, com base no IDH.

Conhecida pelo calor intenso, que chega a castigar bastante a população em algumas localidades, a região Nordeste do Brasil, integrada por nove estados, possui também belas e importantes cidades, muito conhecidas pelas suas atrações turísticas, que encantam milhões de visitantes de todas as partes do mundo.

544711 melhores cidades para viver na regiao nordeste Melhores cidades para viver na região nordesteA região nordeste do Brasil conta com grandes cidades e muita beleza natural, oferecendo boas condições de vida (Foto: Divulgação)

Contando atualmente com mais de 53 milhões de habitantes, conforme os dados do Censo 2010 do IBGE, o Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país e também foi a região que recebeu a primeira capital do Brasil (Salvador), figurando até meados do século XVIII como o principal centro financeiro do país.

Atualmente, mesmo com alguns problemas relacionados principalmente à economia, a região ainda continua sendo muito procurada como local de moradia. Na hora de escolher as melhores cidades para viver na região Nordeste, é importante levar em consideração diversos fatores, como saúde, educação, emprego, saneamento básico e qualidade de vida, entre outros.

Veja a lista: Melhores lugares para morar no Brasil, dicas

Melhores cidades para viver na região Nordeste pelo IDH

544711 melhores cidades para viver na regiao nordeste 1 Melhores cidades para viver na região nordesteTendo como base o Índice de Desenvolvimento Humano, Fernando de Noronha é o melhor lugar do Nordeste para se viver (Foto: Divulgação)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado desde 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um importante índice através do qual é possível medir a qualidade de vida oferecida à população e o grau de desenvolvimento econômico, levando em conta dados econômicos e sociais.

O IDH vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 0 menor é o índice de desenvolvimento de um país, estado ou município. Em contrapartida, quanto mais próximo de 1, melhores são os índices de qualidade de vida, expectativa de vida, educação e economia desses locais.

Tendo como base o IDH, as melhores cidades para viver na região nordeste são:

- Fernando de Noronha (PE): 0,862

- Salvador (BA): 0,805

- Paulista (PE): 0,799

- Recife (PE): 0,797

- Aracaju (SE): 0,794

- Olinda (PE): 0,792

- Natal (RN): 0,788

- Fortaleza (CE): 0,786

- João Pessoa (PB): 0,783

- São Luís (MA): 0,778

Outras cidades boas para se viver na região Nordeste

544711 melhores cidades para viver na regiao nordeste 2 Melhores cidades para viver na região nordesteA cidade de Salvador também apresenta bons resultados no IDH, sendo uma das melhores opções para viver no Nordeste (Foto: Divulgação)

Há ainda diversas outras cidades da região Nordeste com bons resultados no IDH, como Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba; Feira de Santana, Ilhéus e Porto Seguro, na Bahia; Teresina, no Piauí; Maceió, em Alagoas; e Mossoró, no Rio Grande do Norte, todas elas apresentando boas condições para quem deseja viver na região.

As cidades mais baratas para se viver: Locais no Brasil com o menor custo de vida

Para conferir o IDH de outras localidades do Nordeste, visite o site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, onde estão disponíveis os resultados mais recentes do índice.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.