Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Melhores cidades para viver na região nordeste

Se você está pensando em se mudar para o Nordeste, conheça as cidades que apresentam as melhores condições econômicas e sociais da região, com base no IDH.

Conhecida pelo calor intenso, que chega a castigar bastante a população em algumas localidades, a região Nordeste do Brasil, integrada por nove estados, possui também belas e importantes cidades, muito conhecidas pelas suas atrações turísticas, que encantam milhões de visitantes de todas as partes do mundo.

A região nordeste do Brasil conta com grandes cidades e muita beleza natural, oferecendo boas condições de vida (Foto: Divulgação)

Contando atualmente com mais de 53 milhões de habitantes, conforme os dados do Censo 2010 do IBGE, o Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país e também foi a região que recebeu a primeira capital do Brasil (Salvador), figurando até meados do século XVIII como o principal centro financeiro do país.

Atualmente, mesmo com alguns problemas relacionados principalmente à economia, a região ainda continua sendo muito procurada como local de moradia. Na hora de escolher as melhores cidades para viver na região Nordeste, é importante levar em consideração diversos fatores, como saúde, educação, emprego, saneamento básico e qualidade de vida, entre outros.

Veja a lista: Melhores lugares para morar no Brasil, dicas

Melhores cidades para viver na região Nordeste pelo IDH

Tendo como base o Índice de Desenvolvimento Humano, Fernando de Noronha é o melhor lugar do Nordeste para se viver (Foto: Divulgação)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado desde 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um importante índice através do qual é possível medir a qualidade de vida oferecida à população e o grau de desenvolvimento econômico, levando em conta dados econômicos e sociais.

O IDH vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 0 menor é o índice de desenvolvimento de um país, estado ou município. Em contrapartida, quanto mais próximo de 1, melhores são os índices de qualidade de vida, expectativa de vida, educação e economia desses locais.

Tendo como base o IDH, as melhores cidades para viver na região nordeste são:

– Fernando de Noronha (PE): 0,862

– Salvador (BA): 0,805

– Paulista (PE): 0,799

– Recife (PE): 0,797

– Aracaju (SE): 0,794

– Olinda (PE): 0,792

– Natal (RN): 0,788

– Fortaleza (CE): 0,786

– João Pessoa (PB): 0,783

– São Luís (MA): 0,778

Outras cidades boas para se viver na região Nordeste

A cidade de Salvador também apresenta bons resultados no IDH, sendo uma das melhores opções para viver no Nordeste (Foto: Divulgação)

Há ainda diversas outras cidades da região Nordeste com bons resultados no IDH, como Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba; Feira de Santana, Ilhéus e Porto Seguro, na Bahia; Teresina, no Piauí; Maceió, em Alagoas; e Mossoró, no Rio Grande do Norte, todas elas apresentando boas condições para quem deseja viver na região.

As cidades mais baratas para se viver: Locais no Brasil com o menor custo de vida

Para conferir o IDH de outras localidades do Nordeste, visite o site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, onde estão disponíveis os resultados mais recentes do índice.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL