Menu

Serviços

Atualizado em 17 de maio de 2011, às 16:37 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Melhores Cidades para se Morar no Brasil

Melhores Cidades para se Morar no Brasil Melhores Cidades para se Morar no Brasil

Por suas belezas naturais, temperaturas agradáveis e sem os abalos da natureza que afetam tantos países com terremotos, tornados, erupções de vulcões apenas para citar alguns, o Brasil é visto internacionalmente como um dos melhores lugares para se estabelecer. E quais seriam as melhores cidades da nossa terra para se viver bem, tendo uma excelente qualidade de vida? De acordo com pesquisas da Federação de Indústrias do estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), a cidade de São Caetano de Sul, em São Paulo, ocupa o primeiro lugar no ranking das 100 melhores cidades do país para se viver. Se compararmos setores como a Educação, Saúde, geração de empregos formais e bons salários, São Caetano do Sul entre todos os outros municípios do país oferecem aos cidadãos uma excelente qualidade de vida.

cidade1 Melhores Cidades para se Morar no Brasil

São Caetano do Sul (SP)

A FIRJAN, com base nas estatísticas, lançou o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) viabilizando assim o Ranking das 100 melhores cidades do Brasil para fixar moradia. Cabe aqui uma advertência. Nestes estudos, não foram abordados o índice de violência. Mas uma curiosidade que vale a pena ser colocada. Unindo os dados oficiais dos Ministérios da Educação, Saúde e Trabalho em todos os municípios, o estado de São Paulo retém esta liderança até a 27°.

Seguindo o Ranking, encontramos Jaraguá do Sul ocupando o primeiro lugar no estado de Santa Catarina, sendo o 28° na colocação total. Já no Espírito Santo, a cidade de Vitória ocupa a 48° como a melhor cidade em qualidade de vida. No estado do Paraná, a cidade em destaque, é Londrina, que de acordo com o Ranking, se encontra na 51°.

cidade2 Melhores Cidades para se Morar no Brasil

Barueri (SP)

Alguns podem estranhar a ausência do estado do Rio de Janeiro. Mas ele se encontra presente sim através da cidade de Macaé, localizada no Norte Sul Fluminense do estado e por ser um dos polos de exploração de petróleo torna-se uma referência da região. No nosso querido estado mineiro, Itabira foi a escolhida pelos índices apresentados e alcançou a 73°. Vamos citar para vocês algumas cidades consideradas as melhores do país para se viver de acordo com o Ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se morar segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro ( FIRJAN).

Segundo o Ranking:

1° – São Caetano do Sul (SP)

2° – São José do Rio Preto (SP)

3° – Indaiatuba (SP)

4° – Araraquara (SP)

5° – Jaguariúna (SP)

6° – Barueri (SP)

7° – Sertãozinho (SP)

8° – Marília (SP)

Apenas alguns exemplos para vocês. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizam em suas pesquisas o custo de vida e a geração de empregos, entre outras, cita também outras cidades. Mas as informações fornecidas pelo IBGE se alinham perfeitamente com os dados da FIRJAN. Portanto, este Ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se morar tem o aval de entidades respeitáveis e idôneas em todo território nacional.