Menu

Imóveis

Atualizado em 13 de julho de 2011, às 23:30 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Melhores Cidades para Morar

Melhores Cidades para Morar 300x225 Melhores Cidades para Morar

Muitos consideram o Brasil como um dos melhores lugares para se viver em todo o mundo devido ao seu clima ideal e todas as condições naturais que proporciona uma boa qualidade de vida. Isso pode ser verdade, sim, mas, quando as condições de se viver esbarram em questões relacionados ao governo federal, o Brasil deixa de ser uma opção de qualidade de vida, não importa em que cidade se viva. Obviamente, as classes sociais possuem visões diferentes do que é ou não um lugar ideal para se viver, mas, utilizando índices de comparação é possível saber quais são as melhores cidades do Brasil para se morar. No entanto, cada uma das instituições envolvidas em suas pesquisas realizadas, apontam resultados distintos, o que pode gerar dúvida na eleição da melhor, em definitivo. Por isso, o ideal é que se siga índices de pesquisa como pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) ou o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal ), mas, a pesquisa acerca desta eleição, deve levar muitos outros aspectos em consideração.

Mas, se é preciso conhecer uma lista de quais são as melhores cidades pra se viver no Brasil e o importante é saber quais são os critérios de avaliação que julgam qual cidade pode ser melhor que outra. Por exemplo, uma lista de dez melhores cidades do Brasil, leva em conta o IFDM, Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal e, nesta lista, todas as dez estão localizadas no estado de São Paulo, sendo elas, na ordem, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Indaiatuba, Araraquara, Jaguariúna, Barueri, Sertãozinho, Marília, Santana de Parnaíba. No entanto, esta lista não define que qualquer uma destas cidades seja a melhor para se morar.
Melhores Cidades para Morar 1 300x180 Melhores Cidades para Morar
Se for levar em o Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, São Caetano do Sul continua sendo bem contada, de acordo com informações obtidas através do Wikipedia. Em um texto relacionado à lista dos municípios brasileiros elencados de acordo com o melhor IDH, as dez primeiras posições ficam por conta de : 1º São Caetano do Sul, no estado de São Paulo; 2º Águas de São Pedro, também em São Paulo; 3º Niterói, no estado do Rio de Janeiro; 4º Florianópolis, em Santa Catarina; 5º Santos, São Paulo; 6º Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul; 7º Balneário Camboriú, em Santa Catarina; 8º Joaçaba, também em Santa Catarina, 9º Porto Alegere, no Rio Grande do Sul e, 10º Fernando de Noronha, no estado do Pernambuco.

Mas, outros índices podem mostrar listas diferentes, como o levantamento das 100 melhores cidades para trabalhar feito pela revista Você S/A e disponível no site SobreAdministração.com, que traz nas dez primeiras posições as seguintes cidades, seguidas das siglas dos seus respectivos estados entre parênteses, são elas: 1º São Paulo (SP), 2º Rio de Janeiro (RJ), 3º Vitória (ES), 4º Barueri (SP), 5º São Caetano do Sul (SP), 6º Belo Horizonte (MG), 7º Porto Alegre (RS), 8º Brasília (DF), 9º Macaé (RJ), 10º Curitiba (PR). No texto, no entanto, é possível entender todos os aspectos considerados levados em conta para a pesquisa ter sido feita.