Menu

Criança

Atualizado em 30 de outubro de 2012, às 10:05 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Melhores autores de livros infantis

O hábito de leitura desde a infância faz com que crianças se tornem adultos mais comunicativos e preparados para o trabalho e a vida.

O hábito da leitura na infância traz diversos benefícios às crianças, pois leva os pequenos a terem um bom desempenho escolar, os ajuda a formar uma opinião crítica, maior assimilação da pronúncia e escrita de palavras, melhor comunicação, estímulo a criatividade, entre outros.

534487 melhores autores de livros infantis 3 Melhores autores de livros infantisPais devem incentivar filhos a lerem desde cedo. (Foto: Divulgação)

Conheça alguns dos melhores autores de livros infantis e estimule seu filho a ler desde pequeno:

Monteiro Lobato

O escrito brasileiro, Monteiro Lobato, é conhecido como um dos escritores mais influentes do século 20. Lobato criou dezenas de personagens que se tronaram verdadeiros ícones, como Pedrinho, Narizinho, Cuca, o Visconde de Sabugosa, Emilia, entre outros.

Entre as principais obras de Monteiro Lobato está: “Urupês”,“Cidades Mortas”,“Idéias do Jeca Tatu”, “Negrinha”, “Reinações de Narizinho” (livro que reúne diversas histórias do reino infantil), “Caçadas de Pedrinho”, ‘O Pica-Pau Amarelo”,“Sítio do Pica-pau Amarelo”, “O Minotauro”, entre outros.

Veja 10 dicas de livros para jovens

534487 melhores autores de livros infantis 1 Melhores autores de livros infantisTurma do Sítio do Pica-pau Amarelo é uma das principais criações de Monteiro Lobato.(Foto: Divulgação)

Irmãos Grimm

Os Irmãos Grimm, como o próprio nome já diz, eram dois irmãos, Jacob e Wilhelm Grimm, dois alemães que se tornaram conhecidos por incríveis contos voltados ao reino infantil. Os escritores ficaram conhecidos como coletores de contos e lendas por suas fábulas de sucesso, como a “A Gata Borralheira” (atualmente com mais de 300 versões em todo o mundo), “Branca de Neve”, “ O Principe Sapo”, “Rapunzel”, “O Flautista de Hamelin”, “Os Músicos de Bremen”, “João e Maria”, entre outros, além de versões de histórias de Charles Perrault, como “A Bela Adormecida”, “Cinderela”, “Chapeuzinho Vermelho”, etc.

534487 melhores autores de livros infantis 2 Melhores autores de livros infantisHábito da leitura na infância deixa as crianças mais espertas e preparadas para o futuro.(Foto: Divulgação)

Charles Perrault

Perrault foi um escritor e poeta do século 17, um dos precursores do famoso conto de fadas, até então inexistente. O escritor é considerado por muitos, o verdadeiro pai da literatura infantil, e entre as histórias de maior sucesso desse gênio estão: “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, ‘Cinderela”, “O Barba Azul”, “O Gato de Botas”, “Pele de Asno”,“Pequeno Polegar”.

Suas histórias eram contadas em forma de poesia, e diversas delas foram adaptadas centenas de vezes em novos livros e filmes infantis ao longo dos últimos séculos. Até mesmo os irmãos Grimm escreveram histórias que eram versões dos contos de Charles Perrault.

Leia também: Melhores livros de Nicholas Sparks

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.