Menu

Notícias

Atualizado em 11 de junho de 2012, às 9:00 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Melhor remédio para cólica menstrual

A cólica menstrual está presente em grande parte da população feminina. Conheça qual o melhor remédio para cada caso.
463160 O uso de medicamento ideal pode colaborar no alívio da dor tipo cólica. Melhor remédio para cólica menstrualPara cada pessoa existe um remédio ideal para a cólica.

São poucas a mulheres que não sentem o desprazer de apresentar a dor tipo cólica, durante a menstruação. Segundo dados, em torno de 70 a 90% das mulheres sofrem com esse sintoma que tanto incomoda. Em alguns casos, esse quadro de dor é tão importante que chega a limitá-las, impedindo que consigam trabalhar ou estudar de forma adequada. Para tentar resolver esse sintoma, separamos algumas informações a respeito dos melhores medicamentos para o alívio da cólica.

Leia também: Cólicas menstruais – dicas de como diminuir a dor 

Tratamento convencional – nem sempre a melhor solução

Muitas mulheres, diante de um quadro de dor do tipo cólica, fazem uso de antiespasmódicos, anti-inflamatórios e, até mesmo, anticoncepcionais. Na maioria dos casos, o uso desses medicamentos auxilia na cessação da dor. No entanto, ainda há um pequeno número de mulheres que é refratário ao tratamento convencional.

Lançamento – uma grande promessa

Com o intuito de amenizar esse sintoma tão comum entre as mulheres, recentemente foi lançado um medicamento em cápsula gel. Ele é a base de ibuprofeno, um anti-inflamatório não hormonal que tem como objetivo aliviar o episódio. A grande vantagem desse medicamento é que ele possui uma velocidade de ação superior aos outros, por ser líquido. Ajudando no combate a dor mais rapidamente do que os remédios em comprimidos.

463160 A cólica menstrual acomete um grande número de mulheres. Melhor remédio para cólica menstrualA cólica menstrual acomete um grande número de mulheres.

Escolhendo o tratamento adequado

Para que um tratamento efetivo seja indicado, o médico especialista deverá levar em consideração alguns parâmetros:

  • Histórico da paciente, em relação ao uso de outros medicamentos para alívio da dor;
  • Resultado do exame ginecológico.

De modo geral, quando a dor tipo cólica é mais leve, apenas o uso de um antiespasmódico já pode aliviar o sintoma. Por outro lado, quando a dor é mais forte, é necessário haver a associação de outra classe de medicamento, como um anti-inflamatório não hormonal. Ao fim, quando não restar outro medicamento para o alívio da dor, o médico poderá recorrer para um anticoncepcional.

Prevenindo a manifestação da dor tipo cólica

A adoção de alguns hábitos, especialmente os alimentares, pode ajudar no combate às dores do tipo cólica. Nesse caso, alguns especialistas recomendam que as mulheres que sofrem muito com esse problema evitem o uso de estimulantes, como o café, o chocolate e os refrigerantes à base de cola. Isso, por eles serem substâncias que contraem os vasos do endométrio, piorando o sintoma. Além disso, o hábito de fumar também pode piorar o quadro de dor, sendo uma ótima hora para cessar o vício.

Leia também: Alimentos e exercícios contra a cólica menstrual

Dor persistente

É válido ressaltar que, caso a dor persista mesmo com o uso de medicamentos, é ideal que se procure a orientação de um médico especializado. Isso, porque, em alguns casos, esse sintoma pode ser sinal de outras doenças, como por exemplo, a endometriose.

A dor tipo cólica acomete um grande número da população feminina. No entanto, em alguns casos é preciso fazer uso de vários medicamentos para o alívio do sintoma. Assim, diante dessa situação, procure o quanto antes a orientação de um especialista e realize o tratamento ideal para o seu quadro de dor. Com certeza, você conseguirá se sentir aliviada ao tomar essa atitude.

463160 Diante de um quadro de dor tipo cólica busque a orientação de um médico especialista. Melhor remédio para cólica menstrualDiante de um quadro forte de cólica menstrual, procure um médico.

Leia também: Cólicas menstruais – mitos e verdades