Menu

Moda

Atualizado em 25 de julho de 2012, às 10:55 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Meia-calça: dicas para comprar, cuidados

Confira algumas pequenas dicas sobre como comprar, cuidar, lavar, vestir e até mesmo consertar desfiados de meias-calça.

Neste inverno não há nada melhor do que apostar em saias e vestidos curtos acompanhados de meia-calça, mas a verdade é que esta peça tão chique e glamourosa pode acabar totalmente com visual se não for comprada no tamanho correto, ou bem cuidada. Confira algumas dicas para comprar e cuidar de meias-calça:

492284 Meia cal%C3%A7a dicas para comprar cuidados 1 Meia calça: dicas para comprar, cuidadosMeia-calça dicas para comprar e cuidados. (Foto: Divulgação)

Tamanho Certo

Comprar meia-calça muitas vezes pode ser um problema, pois a maioria das lojas não permite que os clientes experimentem este produto. A solução então está na embalagem da meia, na parte traseira, que conta com uma tabela de medidas, para que não haja erros no momento da escolha.

Muitas mulheres acreditam que ao comprar uma numeração menor, a meia fará um efeito compressão, deixando mais magra ou algo do tipo, mas a verdade é que ela só vai incomodar e correr o risco de rasgar ou desfiar no momento mais inoportuno possível. Já as meias muito grandes costumam embolar na parte detrás do joelho, por isso, a melhor dica é seguir as instruções da embalagem, estando atenta a sua altura e peso.

Veja também: Cores e tendências para outono inverno 2012

492284 Meia cal%C3%A7a dicas para comprar cuidados 3 Meia calça: dicas para comprar, cuidadosMeia-calça precisa de cuidado até no momento de vestir.(Foto: Divulgação)

Como vestir

O momento de vestir a meia-calça é um pouco chato e delicado, pois como o tecido é muito fino, ele corre o risco de desfiar e rasgar. Na hora de vestir a meia, o mais indicado é que anéis, pulseiras, relógios e outros objetos estejam bem longe. Em seguida, deve-se sentar e enrolar as meias totalmente na mão, vestindo perna por perna com muita calma. Depois levante-se e vá puxando a meia ao longo das pernas, esticando o material levemente e ajeitando as áreas que ficam com excesso de tecido.

492284 Meia cal%C3%A7a dicas para comprar cuidados 2 Meia calça: dicas para comprar, cuidadosMeias coloridas estão de volta no inferno.(Foto: Divulgação)

Cuidados

Na hora de retirar a meia-calça é preciso um pouco de cuidado, para que ela não enrosque e puxe fios. O melhor método é retirar até os joelhos em pé, e então se sentar para puxar o restante da meia-calça.

Caso a meia-calça esteja limpinha, basta esticar e dobrar a peça com muito cuidado, guardando-a dentro de um saco plástico para que ela não rasgue ou desfie na gaveta. Se a meia estiver suja, então é necessário lavar a peça antes de guardar.

Para lavar a meia-calça, é necessário um pouco de água corrente e sabão neutro. A dica é esfregar a peça suavemente, com movimentos leves, tomando cuidado para que ele não puxe fios. Depois de esfregar, enxágue em água corrente e então torça com o máximo cuidado. Pendure a meia-caça pelo cós e deixe-a secar na sombra.

Leia também: Coleção Special for You da C&A Preta Gil

Meia-calça desfiada. O que fazer?

Se mesmo com todos estes cuidados, a meia calça desfiar, ainda há uma última dica valiosa, que pode lhe salvar de muitos apuros. Para evitar que o fio puxado desfie ao longo de toda a meia, deve-se aplicar uma gotinha de esmalte incolor bem encima do local desfiado. Esse truque ajuda muito quando o desfiado ocorre em locais escondidos, de modo que ele não deixa que a meia-calça continue rasgando. Caso o desfiado esteja em um local aparente, aí não tem jeito, a única maneira é comprar uma meia-calça nova.