Meditação pode atenuar risco de doenças cardiovasculares em jovens

PUBLICIDADE
Durante a meditação o corpo libera uma quantidade menor do que a normal de hormônios do stress.

Fazer meditação regularmente pode atenuar os ricos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em jovens com pressão elevada. É o que revela uma análise feita pela Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, jovens que realizaram a prática durante 15 minutos, duas vezes por dia apresentaram menor sobrecarga cardíaca após quatro meses.

Participaram da análise 62 adolescentes com hipertensão. Os participantes foram divididos em dois grupos, onde o primeiro meditou duas vezes ao dia, durante 15 minutos, e o segundo recebeu somente orientações sobre como atenuar a pressão arterial e os riscos para doenças cardiovasculares.

Confira: Os benefícios da meditação para a saúde

PUBLICIDADE

Entre os participantes que realizaram as sessões de meditação, a massa ventricular esquerda – um indicador para futuras doenças cardiovasculares – estava menor ao final da análise, quando comparados ao outro grupo. Essa massa foi mensurada com ecocardiograma tridimensional antes e depois do estudo.

A meditação transcendental resulta em um relaxamento para o corpo que normalmente é mais profundo que o sono.

“Aumento da massa muscular do ventrículo esquerdo é causado por uma carga extra no coração de pessoas com hipertensão”, diz Vernon Barnes, um dos responsáveis pelo estudo. “Alguns desses jovens já possuem um aumento nessa massa muscular por causa de sua pressão arterial mais elevada, o que eles tendem a manter na vida adulta.”

Veja mais:  Meditação pode evitar doenças psiquiátricas

Ao longo da prática, que Barnes compara a um momento de repouso profundo, a atividade do sistema nervoso simpático reduziu e o corpo libera uma quantidade menor do que a normal de hormônios do stress.

PUBLICIDADE

“Como resultado, os vasos se relaxam, a pressão sanguínea cai e o coração trabalha menos”, diz.  Segundo o especialista, a meditação transcendental resulta em um relaxamento para o corpo que normalmente é mais profundo que o sono.  “Se praticada ao longo do tempo, a meditação pode reduzir os riscos que esses jovens têm de desenvolver doenças cardiovasculares.”

Leia também:

2 Comentários

  • Marlene dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  • Gostaria de fazer o curso de meditação transcendental gatuito. Resido no ipiranga Sao Paulo. Fico na espera de maiores informações
    grata

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.