Menu

Saúde

Atualizado em 1 de agosto de 2012, às 7:55 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Médicos do Rio podem voltar a realizar parto em casa

Com a decisão do Cremerj vetada pela Justiça, a participação dos médicos em partos domiciliares volta a ser autorizada.

A Dieta Quinoa é uma opção interessante para as pessoas que querem emagrecer rápido e de maneira saudável, aproveitando todos os benefícios oferecidos por um dos grãos que está entre os mais populares da atualidade.

721244 dieta quinoa 600x600 Dieta Quinoa Dieta Quinoa (Foto Ilustrativa)

Originária da região dos Andes, a quinoa (ou quinua) já faz parte do cardápio dos nativos de lá há milhares de anos. No Brasil, esse grão fez sucesso primeiramente entre os vegetarianos, e agora começou a conquistar a atenção de quem está na luta contra a balança.

Também conhecida como o “Ouro dos Incas”, essa semente é considerada um superalimento, pois traz diversos benefícios para a saúde, além de ser uma grande aliada no processo de perda de peso.

Receita de salada de quinoa

Os melhores grãos para emagrecer e ganhar mais saúde

Dieta Quinoa

721244 dieta quinoa 1 600x600 Dieta Quinoa A quinoa aumenta a sensação de saciedade (Foto Ilustrativa)

A dieta da quinoa consiste, basicamente, em incluir a semente andina no cardápio diário, fazendo também algumas mudanças na alimentação, optando por produtos mais saudáveis, para que se alcance os resultados almejados.

Excelente fonte de fibras e proteínas, a quinoa promove o aumento da saciedade, fazendo com que você consiga controlar melhor a vontade de comer. E vem daí o seu principal segredo, pois assim ela ajuda a ingerir uma menor quantidade de calorias por dia, contribuindo para o emagrecimento em pouco tempo.

Além disso, ela também é rica em vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e fósforo, entre vários outros nutrientes, contribuindo para o aumento de energia, essencial para a prática de exercícios físicos, parte importantíssima de qualquer dieta para perder peso.

Vantagens da Dieta com Quinoa

721244 dieta quinoa 2 600x600 Dieta Quinoa Ela pode ser consumida de diferentes maneiras, como em sucos, por exemplo (Foto Ilustrativa)

As vantagens dessa dieta vão muito além do emagrecimento, pois esse poderoso grão traz diversos benefícios para a saúde, graças aos inúmeros nutrientes presentes nele, que atuam, por exemplo, na prevenção de várias doenças.

Diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, asma infantil, câncer de mama, aterosclerose e cálculos biliares são apenas alguns dos problemas que ela previne, ajudando também a aliviar a enxaqueca e a evitar a produção em excesso de insulina, além de acelerar o metabolismo.

Ela é também uma alternativa interessante para a dieta dos diabéticos e para as pessoas que sofrem de doença celíaca, já que não contém glúten.

Desvantagens da Dieta com Quinoa

721244 dieta quinoa 3 600x600 Dieta Quinoa Consumindo a quinoa ao longo do dia, você tem acesso a vários benefícios (Foto Ilustrativa)

Os benefícios da quinoa para a saúde são muitos, mas por outro lado, o consumo em excesso do grão pode trazer alguns problemas, principalmente para quem pretende perder peso ao adotar a dieta.

É que como se trata de um alimento bastante calórico e rico em carboidratos, a quinoa pode acabar trazendo justamente o efeito contrário para quem abusar do seu consumo diário, resultando em ganho de peso.

Além disso, algumas pessoas podem sentir dificuldades em substituir alimentos tradicionais, como o arroz e a carne, por exemplo, pela quinoa, especialmente no início da dieta.

Como incluir a quinoa no cardápio

721244 dieta quinoa 4 600x600 Dieta Quinoa A quinoa pode aparecer em saladas, vitaminas, sopas, na massa de bolos, pães e em vários outros pratos (Foto Ilustrativa)

Encontrada sob as formas de farinha, flocos e grãos, nas prateleiras das lojas de produtos naturais, mercados e supermercados, a quinoa pode ser incluída de diferentes maneiras no cardápio do dia a dia.

No café da manhã e/ou nos lanches da manhã e da tarde, ela pode ser acrescentada em iogurtes desnatados, sucos naturais, leite ou vitaminas, além de consumida em conjunto com um mix de frutas, ajudando no ganho de energia e na manutenção da saciedade.

Já para o almoço e o jantar, ela pode aparecer misturada em saladas, enriquecendo sopas e caldos e até mesmo substituindo o arroz ou outros itens como a carne, por exemplo. No caso de cozinhar a quinoa, é preciso lavar bem os grãos e retirar o revestimento.

Há também a possibilidade de acrescentar a quinoa nas massas de pães, tortas, bolos e biscoitos, substituindo a farinha de trigo, e de consumí-la de várias outras formas, após as atividades físicas ou em outros momentos do dia.

Porção diária recomendada de quinoa

721244 dieta quinoa 5 600x600 Dieta Quinoa A quinoa é encontrada nas formas de farinha, grãos e flocos (Foto Ilustrativa)

Para quem quer emagrecer comendo quinoa, é fundamental não exagerar no consumo do produto, conforme já comentamos. Nesse caso, a recomendação diária gira em torno de 100 gramas de quinoa, seja em grãos, farinha ou flocos. Essa quantidade pode ser consumida ao longo do dia ou apenas nas principais refeições.

Em caso de dúvidas, a dica é consultar um nutricionista, que poderá ajudar no desenvolvimento de um cardápio com quinoa adequado para a perda de peso desejada.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL