MEC divulga notas do ENEM 2014

PUBLICIDADE

MEC divulga notas do ENEM 2014, permitindo que 6.193.565 estudantes, que fizeram a edição mais recente do exame, aplicada em novembro passado, possam consultar o resultado obtido nas provas com questões fechadas e também na redação.

MEC divulga notas do ENEM 2014 (Foto Ilustrativa)

De acordo com o Ministério da Educação, a nota média da redação e também dos testes de matemática apresentou queda, se comparada à edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio. Na prova de matemática, o resultado médio caiu de 514,1 pontos para 476,6 (queda de 7,3%).

Já na redação, a queda foi ainda maior, pois em 2013, os estudantes obtiveram nota média de 521,1 pontos, enquanto em 2014, a média reduziu para 470,8 pontos (9,7% de queda). Outra informação interessante é que apenas 250 candidatos tiraram a nota máxima na redação, enquanto cerca de 529.000 obtiveram nota zero nessa prova.

PUBLICIDADE

Sisu 2015 Edital e Inscrição

ProUni 2015 inscrições e vagas

MEC divulga notas do ENEM 2014

A consulta aos resultados pode ser feita no site oficial do ENEM (Foto Ilustrativa)

Para consultar a nota do ENEM 2014, o candidato deve acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/, ou então visitar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br e clicar em “Confira os resultados”.

Para ter acesso à sua nota, selecione o ano 2014, digite o seu CPF, informe a senha cadastrada (a mesma da inscrição) e digite os caracteres especiais mostrados na página. Em seguida, é só clicar no botão “Entrar”, para que sejam exibidos os seus resultados. É possível visualizar as notas das provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) e da redação.

Caso tenha esquecido ou perdido a sua senha, basta clicar na opção “Recuperar senha” e informar os dados solicitados. Em caso de dúvidas, entre em contato com o MEC, através do telefone 0800-616161.

Como são calculadas as notas do ENEM 2014

O estudante pode consultar as notas das provas objetivas e da redação (Foto Ilustrativa)

O cálculo das notas do ENEM 2014 é feito por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), na qual o valor atribuído a cada questão depende do percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item, ou seja, se muitos acertaram aquela questão, ela é considerada fácil e valerá menos pontos.

PUBLICIDADE

Por outro lado, quem acerta uma questão que possui alto índice de erros, na média geral dos candidatos, ganhará mais pontos por ter acertado aquele item.

Mais de 6 milhões de pessoas fizeram a edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Foto Ilustrativa)

No caso da redação, há duas pessoas responsáveis por corrigí-la, com as notas podendo valer de 0 a 1.000 pontos. Caso haja uma discrepância muito grande entre os dois resultados, um terceiro corretor é convocado para avaliar a redação.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.