Menu

Criança

Atualizado em 24 de janeiro de 2013, às 15:23 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Massinha de modelar caseira: como fazer

A massinha de modelar trabalha com a motricidade refinada das crianças, auxiliando no processo de alfabetização. Veja como fazer massinha de modelar caseira.

A massinha de modelar é um material moldável que pode ser feito em casa em várias cores, sendo muito usado pelas crianças na confecção de vários personagens e cenários animados. Esse material é muito simples de ser feito e ainda proporciona muitos benefícios para as crianças. Saiba mais sobre o assunto e veja como fazer a massinha de modelar caseira.

571506 As massinhas de modelar podem ser feitas de várias cores. Foto divulgação Massinha de modelar caseira: como fazer As massinhas de modelar podem ser feitas de várias cores. (Foto: divulgação)

Benefícios da Massinha de modelar para as crianças

O trabalho com a motricidade refinada das com as crianças, segundo especialistas é essencial para o processo de alfabetização das mesmas. O processo de aquisição da linguagem escrita da criança não se inicia durante a alfabetização, ela deve ser estimulada a fazer atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que no futuro ela exerça melhor a habilidade para manusear o lápis, canetas, fazer desenhos e outros.

Para trabalhar a motricidade refinada com as crianças é fundamental que sejam disponibilizados materiais que proporcione o desenvolvimento das partes necessárias. As massinhas de modelar são excelentes para desenvolver a criatividade e habilidades com as mãos.

Na verdade, trabalhar com a motricidade refinada faz parte de um circulo educacional, que proporciona à criança, que faz com que a criança passe pelo processo de alfabetização com maior facilidade e desempenho significativo, além de torná-las crianças mais independentes e evoluídas.

571506 A massinha de modelar pode ser feita facilmente em casa. Foto divulgação Massinha de modelar caseira: como fazer A massinha de modelar pode ser feita facilmente em casa. (Foto: divulgação)

Veja também massinha de modelar na infância, benefícios 

Como fazer massinha de modelar caseira

1. Receita:

  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de sal;
  • 1 colher de chá de óleo;
  • 1 e meia xícara de água;
  • Tintas a base de água (coloridas).

2. Modo de preparo:

  • Junte todos os ingredientes em uma tigela (menos a tinta), misture-os e amasse até ficar boa para modelar. A consistência deve ser semelhante a de uma massa para pão. Depois de feita a massinha, adicione a tinta da cor de sua preferência na massa, seja rosa, azul, vermelha, verde e muito mais.

    571506 A massinha de modelar auxilia na alfabetização da criança. Foto divulgação Massinha de modelar caseira: como fazer A massinha de modelar auxilia na alfabetização da criança. (Foto: divulgação)

Veja também como remover as manchas de massinhas de modelar 

A massinha de modelar é uma grande aliada do desenvolvimento motor e também da alfabetização da criança. Trata-se de um instrumento simples e fácil de ser feito. Para fazer a massinha de modelar em casa basta comprar todos os ingredientes e mãos à obra. A criança também pode participar da fabricação da massinha, sendo um estimulo a mais para o aprendizado.