Menu

Notícias

Atualizado em 8 de julho de 2013, às 8:40 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Máscara Guy Fawkes V de Vingança: o que significa

A máscara que se transformou em um símbolo da revolução em massa contra tirania foi inspirada na história de Guy Fawkes.

Um acessório que tem marcado forte presença nos protestos é a máscara do ‘V de Vingança’. O item não serve apenas para ocultar uma identidade, mas também sinaliza uma conspiração ou luta contra o poder vigente. Muitas pessoas estão aquecidas pelo espírito revolucionário das manifestações no Brasil, mas acabam se perguntando: Quem é o homem por trás da máscara?

640401 Máscara Guy Fawkes V de Vingança o que significa 1 Máscara Guy Fawkes V de Vingança: o que significaA máscara de Guy Fawkes é usada para reforçar protestos. (Foto:Divulgação)

A máscara branca, com um sorriso irônico, bigodes virados para cima uma pequena barba foi inspirada na história de Guy Fawkes. A criação da arte, no entanto, é do desenhista David Lloyd, coautor da HQ V de Vingança (1982).

A história de Guy Fawkes

Guy Fawkes era um soldado católico britânico que estava completamente insatisfeito com a situação da Inglaterra no início do século XVII. Ele acreditava que o rei James I abusava do poder e o povo sofria calado com as injustiças.

Indignado com a situação do seu país, Guy Fawkes se uniu a outras pessoas que compartilhavam do mesmo sentimento para fazer a Conspiração da Pólvora.  O plano ousado consistia em explodir o parlamento, matando o Rei James I e seus parlamentares. Guy Fawkes, como era especialista em explosivos, ficou encarregado de esconder os barris de pólvora.

O plano parecia perfeito, com a intenção de mandar o parlamento inglês pelos ares no dia 5 de novembro de 1605. No entanto, o rei tirano acabou sendo avisado sobre a conspiração e imediatamente ordenou a captura de Guy Fawkes.

640401 Máscara Guy Fawkes V de Vingança o que significa 2 Máscara Guy Fawkes V de Vingança: o que significaGuy Fawkes, que inspirou o V de Vingança, foi um dos principais expoentes da Conspiração da Pólvora. (Foto:Divulgação)

Depois de ser preso e torturado, Guy Fawkes revelou os nomes de outros aliados na Conspiração da Pólvora. O rei ordenou, então, para que os conspiradores fossem decapitados, estripados e esquartejados.

Mesmo sem conseguir realizar o seu feito, Guy Fawkes continua sendo lembrado como uma figura corajosa e culturalmente influente. A história do anti-herói serviu de inspiração para filmes, livros e manifestações populares.

O significado da máscara de Guy Fawkes

O significado da máscara de Guy Fawkes varia de acordo com o contexto. Em 2008, ela foi adotada pelo movimento Anonymous para protestar contra a Igreja da Cientologia nos Estados Unidos. A partir de 2011, o acessório passou a ser visto em protestos de todo mundo, como os movimentos Occupy.

640401 Máscara Guy Fawkes V de Vingança o que significa Máscara Guy Fawkes V de Vingança: o que significaManifestantes de todo o mundo usam a máscara do V de Vingança. (Foto:Divulgação)

A máscara Guy Fawkes V de Vingança se tornou um poderoso ícone de anticorporações. Ela sempre aparece quando há a intenção de fazer uma revolução em massa contra a tirania e a favor da liberdade. O seu uso também mostra a intenção de lutar por um mundo mais justo e abrir espaço para novas ideias.

Mesmo com uma postura anticorporações, a venda das máscaras Guy Fawkes contribui com o faturamento da empresa Time Warner, que detém os direitos autorais.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.