Search

Máscara Guy Fawkes V de Vingança: o que significa

A máscara que se transformou em um símbolo da revolução em massa contra tirania foi inspirada na história de Guy Fawkes.
Google plus

Um acessório que tem marcado forte presença nos protestos é a máscara do ‘V de Vingança’. O item não serve apenas para ocultar uma identidade, mas também sinaliza uma conspiração ou luta contra o poder vigente. Muitas pessoas estão aquecidas pelo espírito revolucionário das manifestações no Brasil, mas acabam se perguntando: Quem é o homem por trás da máscara?

A máscara de Guy Fawkes é usada para reforçar protestos. (Foto:Divulgação)

A máscara branca, com um sorriso irônico, bigodes virados para cima uma pequena barba foi inspirada na história de Guy Fawkes. A criação da arte, no entanto, é do desenhista David Lloyd, coautor da HQ V de Vingança (1982).

A história de Guy Fawkes

Guy Fawkes era um soldado católico britânico que estava completamente insatisfeito com a situação da Inglaterra no início do século XVII. Ele acreditava que o rei James I abusava do poder e o povo sofria calado com as injustiças.

Indignado com a situação do seu país, Guy Fawkes se uniu a outras pessoas que compartilhavam do mesmo sentimento para fazer a Conspiração da Pólvora.  O plano ousado consistia em explodir o parlamento, matando o Rei James I e seus parlamentares. Guy Fawkes, como era especialista em explosivos, ficou encarregado de esconder os barris de pólvora.

O plano parecia perfeito, com a intenção de mandar o parlamento inglês pelos ares no dia 5 de novembro de 1605. No entanto, o rei tirano acabou sendo avisado sobre a conspiração e imediatamente ordenou a captura de Guy Fawkes.

Guy Fawkes, que inspirou o V de Vingança, foi um dos principais expoentes da Conspiração da Pólvora. (Foto:Divulgação)

Depois de ser preso e torturado, Guy Fawkes revelou os nomes de outros aliados na Conspiração da Pólvora. O rei ordenou, então, para que os conspiradores fossem decapitados, estripados e esquartejados.

Mesmo sem conseguir realizar o seu feito, Guy Fawkes continua sendo lembrado como uma figura corajosa e culturalmente influente. A história do anti-herói serviu de inspiração para filmes, livros e manifestações populares.

O significado da máscara de Guy Fawkes

O significado da máscara de Guy Fawkes varia de acordo com o contexto. Em 2008, ela foi adotada pelo movimento Anonymous para protestar contra a Igreja da Cientologia nos Estados Unidos. A partir de 2011, o acessório passou a ser visto em protestos de todo mundo, como os movimentos Occupy.

Manifestantes de todo o mundo usam a máscara do V de Vingança. (Foto:Divulgação)

A máscara Guy Fawkes V de Vingança se tornou um poderoso ícone de anticorporações. Ela sempre aparece quando há a intenção de fazer uma revolução em massa contra a tirania e a favor da liberdade. O seu uso também mostra a intenção de lutar por um mundo mais justo e abrir espaço para novas ideias.

Mesmo com uma postura anticorporações, a venda das máscaras Guy Fawkes contribui com o faturamento da empresa Time Warner, que detém os direitos autorais.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top