Menu

Saúde

Atualizado em 27 de maio de 2013, às 7:25 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Marca-passo: entenda como funciona

O marca-passo é usado para estimular o ritmo cardíaco através de impulsos elétricos. Saiba mais como funciona esse dispositivo.

Você sabe como funciona um marca-passo e para que ele serve? Se você ainda não sabe, é hora de descobrir qual a utilidade desse instrumento e como ele pode salvar muitas vidas. Saiba mais sobre o assunto e entenda como funciona o marca-passo.

625811 O marca passo melhora o ritmo cardíaco. Foto divulgação Marca passo: entenda como funciona O marca-passo melhora o ritmo cardíaco. (Foto: divulgação)

Marca-passo

O coração, na maioria dos casos, bate de forma saudável durante a juventude e fase adulta, já que o órgão se encontra em excelente estado de funcionamento. Porém, com o passar dos anos os problemas que se originam por causa do envelhecimento podem atrapalhar a qualidade do órgão. Os batimentos cardíacos tendem a diminuir e em alguns casos é necessário colocar um marca-passo para que os batimentos não cessem. Ou seja, essa é a solução para manter alguém vivo em várias situações.

Especialistas em cardiologia afirmam que é totalmente possível viver após inserir esse dispositivo no corpo. Essa dúvida deixa muitas pessoas assustadas e com medo da cirurgia, mas na maioria das vezes a vida do paciente é prolongada. O marca-passo é indicado para pessoas que sofrem de bradicardias, que nada mais é do que a frequência cardíaca baixa. Quando esse quadro é percebido, através de exames, a primeira orientação médica é a colocação do dispositivo.

Veja também marca passo para que serve

Sinais de que o coração não está batendo direito

Alguns sinais podem indicar que o coração não está batendo como deveria e, por isso, não supre as necessidades do corpo. Conheça alguns deles:

  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Desmaios;
  • Indisposição;
    625811 Muitas dúvidas surgem em relação ao uso do marca passo. Foto divulgação Marca passo: entenda como funciona Muitas dúvidas surgem em relação ao uso do marca-passo. (Foto: divulgação)

Como funciona o marca-passo

O marca-passo é um dispositivo pequeno que gera uma leve estimulação elétrica, que consiste em um gerador de pulsos e eletrodos. O gerador elétrico é composto por um circuito eletrônico miniaturizado e uma bateria compacta. O marca-passo percebe a atividade cardíaca e quando não há pulsação natural, ele libera um estímulo elétrico que leva a contração do músculo cardíaco. Esse aparelho é ligado ao coração através de fios que comunicam o gerador ao órgão. É através desse fio que os sinais elétricos são levados para o coração.

Cirurgia de colocação do marca-passo

O indivíduo é submetido a anestesia local ou geral. O primeiro passo do procedimento é a realização de um pequeno corte abaixo da clavícula. Em seguida, por uma veia, os eletrodos são conectados ao coração, e ligados ao gerador que fica sob a pele. O procedimento dura cerca de uma hora, mas o tempo pode variar de acordo com cada caso e paciente.

625811 O médico cardiologista deverá ser consultado. Foto divulgação Marca passo: entenda como funciona Consulte regularmente o cardiologista. (Foto: divulgação)

Veja também diferenças entre taquicardia e arritmias

O marca-passo é um dispositivo usado para estimular o ritmo cardíaco quando há falha. Ele pode ser usado para prolongar a vida do paciente e não oferece riscos. O procedimento para colocação é bastante simples. Ao persistirem os sintomas, o médico cardiologista deve ser consultado, além disso consultas periódicas devem ser realizadas por pessoas acima de 60 anos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.