Menu

Beleza

Atualizado em 12 de julho de 2011, às 23:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Maquiagem leve Passo a Passo

maquiagem leve passo a passo Maquiagem leve Passo a Passo

Os principais fatores na escolha das cores da maquiagem são a idade, pele, olhos, cabelos, roupas, acessórios, entre outros.

Antes da aplicação da maquiagem, é fundamental que a pele esteja devidamente limpa, tonificada e hidratada. O tom do corretivo, base e pó devem ser sempre o mesmo de sua pele ou um tom mais claro, nunca mais escuro. Depois desses lembretes importantes, vou agora explicar como fazer  passo a passo de uma maquiagem.

O corretivo serve para suaviza as imperfeições da pele como as manchas, olheiras, cicatrizes, espinhas e marcas de expressão e também ajudar a fixar a maquiagem na área dos olhos.

Não use o corretivo diretamente na pele, pois após um certo tempo, ele fica com a aparência quebradiça. Para evitar isso, passe antes um hidratante e com as pontas dos dedos, espalhe o corretivo com leves batidinhas, do canto externo para o canto interno da pálpebra inferior e do canto interno para o externo da pálpebra superior.

A base serve para disfarça imperfeições e deixa a pele uniforme, facilitando a fixação dos demais produtos. Deve ser aplicado em todo o rosto, estendendo para a região do pescoço e colo. Espalhe a base com os dedos ou esponja, em movimentos suaves, seguindo o sentido dos músculos do rosto. Do queixo para cima aplique com movimentos ascendentes. No pescoço e colo aplique com movimentos descendentes.

maquiagem leve passo a passo Maquiagem leve Passo a Passo

O pó facial deve ser aplicado por todo o rosto, colo e pescoço, para dar uniformidade à pele, com um acabamento aveludado. Com um pincel ou uma esponja, deitados, retire o pó do estojo, elimine o excesso e aplique levemente com a lateral sobre o rosto. Faça movimentos de suave compressão. Depois dê leves pinceladas por todo o rosto.

A sombra valoriza e destaca os olhos. As cores claras/peroladas devem ser aplicadas abaixo das sobrancelhas, para proporcionar um efeito “luminoso” e aumentar os olhos.

O delineador para olhos tem por função “destacar” os olhos. Os delineadores líquidos devem ser aplicados somente nas pálpebras superiores. Os delineadores de ponta seca podem ser aplicados também nas pálpebras inferiores. Se a aplicação for feita apenas na pálpebra inferior e seus olhos ficarem “caídos”, aplique também na pálpebra superior.

O rímel, ele realça e alonga os cílios, deixando-os mais espessos. Pode ser à prova d’água ou resistente à água. A cor deve combinar com os cabelos, sobrancelhas e cílios. Ele pode ser usado tanto nos cílios inferiores quanto nos superiores. Puxe levemente as pálpebras e aplique o produto, da raiz para a ponta, e se quiser cílios mais volumosos repita a aplicação.

O delineador labial corrige imperfeições e evita que o batom escorra pelas linhas dos lábios. Antes de aplicar o delineador, seque seus lábios com um lenço de papel. Assim a aplicação ficará perfeita. Se preferir, aplique primeiro o batom preenchendo os lábios, e depois faça o contorno.

O batom realça os lábios, colorindo-os e protegendo-os contra ressecamento e alguns também da ação dos raios solares. A tonalidade deverá estar em harmonia com as demais cores da maquiagem.  No lábio superior aplique o batom do centro para o canto da boca, no inferior, de uma extremidade até a outra. Preste atenção para não esconder o contorno dos lábios. Para finalizar sua maquiagem, blush e pó compacto.

O blush realça as maçãs do rosto e atua também como corretivo, alem de dar o acabamento à maquiagem. Aplique pequenas quantidades e se necessário aplique um pouco mais depois. É importante salientar que deve ser aplicado de forma discreta. Elimine o excesso, dê um leve sorriso e aplique com leves pinceladas em movimentos ascendentes na região que ficou saliente. Aplique o pó restante no pincel na testa, queixo e nariz para harmonizar todo o rosto, esfumando bem para não deixar nenhuma área marcada.

O pó compacto dá um acabamento aveludado ao rosto, uniformizando o tom e retirando o excesso de brilho da pele. É ideal para retocar a maquiagem ao longo do dia.

maquiagem leve passo a passo1 Maquiagem leve Passo a Passo