Menu

Criança

Atualizado em 2 de julho de 2011, às 16:33
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Maquiagem infantil – passo a passo

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais vendem cosméticos especializados para crianças. O que já foi uma brincadeira para imitar a mãe, as tias e as primas ou irmãs mais velhas, hoje em dia faz parte da realidade das pequeninas: Cada vez mais cedo as crianças são iniciadas no mundo da maquiagem.

É preciso dizer que isso não é natural e não deve ser encorajado. As crianças devem ter limites e devem saber que algumas coisas elas só podem fazer quando crescerem mais um pouco. Isso sem falar na importância que o período infantil tem na formação das pessoas e que é necessário que crianças sejam crianças e se comportem como crianças.

maquiagem infantil Maquiagem infantil   passo a passo

Mas há quem goste, ache bonitinho ou quem queira usar uma maquiagem infantil em situações especiais (como festas juninas). Ou também quando a criança já está perto da puberdade, para que ela já comece a aprender a se maquiar. Para esses casos é interessante observar que existem produtos específicos para a maquiagem infantil, com uma química mais leve e hipoalergênicos. O uso de produtos adequados é fundamental para que o organismo da criança não seja prejudicado e ela não acabe desenvolvendo alergias, que podem impossibilitar o uso da maquiagem na vida adulta ou encarecer muito seus gastos com beleza, já que só poderá utilizar produtos específicos.

Para começar uma maquiagem infantil temos que entender que a pele da criança é muito diferente da pele de um adulto. E precisamos observar o bom senso: crianças não combinam com batom vermelho e olho preto, nem com uma maquiagem mais sexy. As cores devem ser alegres e claras, combinando com essa etapa da vida. Crianças de nove anos com maquiagem carregada, vestido curto e salto ficam feias, viram uma caricatura e seus pais sempre são criticados por permitir que elas se exponham dessa forma. Caso sua filha insista, converse com ela e mostre alternativas mais interessantes. Lembre-se de que a mãe é um espelho e um modelo: se a mãe usar, de vez em quando, uma maquiagem mais suave, ficará mais fácil a aceitação da criança de que a maquiagem mais pesada é apenas para adultos.

maquiagem 227x300 Maquiagem infantil   passo a passo

As meninas, na maioria das vezes, querem usar maquiagem por causa da atratividade dos produtos, que têm diversas cores e texturas muito interessantes para a experimentação infantil. Selecione produtos apropriados para o uso em crianças (várias marcas já possuem esse tipo de produtos com preços acessíveis, como a Avon, que disponibiliza o gloss da Barbie) e deixe que ela escolha as cores que quer usar. Aplique a maquiagem nela com o uso de produtos adequados e deixe que ela tente também. O brilho labial ela poderá sempre aplicar sozinha e você pode ajudar a corrigir eventuais falhas. A preparação da pele não é tão importante pois a criança não tem marcas a esconder. Peça para que ela lave o rosto, aplique um creme hidratante adequado para ajudar a proteger a pele do contato químico desses produtos e se concentre na sombra e nos lábios. Não é preciso usar base, pó ou corretivo. Nunca use lápis de olho ou rímel: o olho das adultas já é sensível a esses produtos, imagine o das crianças!

maquiagem infantil 1 horz Maquiagem infantil   passo a passo

Seja firme com sua filha. Deixe que ela experimente, mas faça com que a criança saiba que esse é uma coisa que ela poderá aproveitar melhor quando for mais velha e que não deverá fazer todos os dias.

Conteúdo avaliado com média: