Menu

Serviços

Atualizado em 29 de junho de 2011, às 12:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Maquiagem de Palhaço, Passo a Passo

palhaço1 200x300 Maquiagem de Palhaço, Passo a Passo

A caracterização de um personagem é algo fantástico se feita corretamente e com riqueza de detalhes, é assim com a caracterização do palhaço, pois não basta pintar a boca de vermelho e colocar um nariz de palhaço, aquela popular bolinha vermelha, é muito mais que isso e exige certa habilidade de quem está pretendendo se caracterizar deste personagem tão querido que passa de geração a geração sem nunca perder a graça.

É muito comum ver esses tipos de profissionais em festas infantis, confraternizações e até mesmo artistas de rua, que ganham a vida divertindo as pessoas durante a correria do dia a dia, e que para isso, precisam se caracterizar, com aquelas roupas espalhafatosas, geralmente suspensórios e com calças assimétricas. Mas sem duvida o que dá todo o encanto e magia para este personagem é a maquiagem.

A palavra palhaço tem origem italiana, pagliaccio (omino di paglia, ou “homem de palha”) que representa um camponês que chega à cidade e encontra dificuldade de encontrar um trabalho, e por isso se embebeda de cerveja, o que origina a cor branca na maquiagem do palhaço (decorrente à espuma da cerveja), já o nariz vermelho é representado pela série de tombos que este indivíduo vem a sofrer devido a bebedeira, e assim por diante. O jeito “bobo” do palhaço, de cair nas armadilhas mais simples caracterizava a inocência deste homem vindo do campo.

palhaço 300x228 Maquiagem de Palhaço, Passo a Passo

Alguns palhaços mais populares da história deste tipo de comédia são: Arrelia; Bozó; Carequinha; Carlitos, personagem de Charlie Chaplin; Croquete; Estilingue; Krusty; Torresmo e entre muitos outros palhaços famosos no Brasil e no mundo.

Para saber como fazer maquiagem de palhaço primeiramente é necessário o material, ou seja, as tintas para execução da maquiagem. Existem até mesmo tintas próprias para a pintura deste personagem, e na internet mesmo é fácil de encontrar.
Acompanhe passo a passo para maquiagem de palhaço para não fazer feio na hora de se caracterizar.

palhaço2 Maquiagem de Palhaço, Passo a Passo

1º Passo. Cobrir todo o rosto com maquiagem branca, para isto pode ser utilizado o pancake, ou outra tintura especifica, o ideal é que a cobertura seja feita de maneira uniforme.

2º Passo. Faça a maquiagem dos olhos, ela pode ser clássica em formato da letra “U” para cima ou para baixo. Tente fazer a maquiagem de ambos os olhos de maneira simétrica, usando lápis especifico para maquiagem da cor preta.

3º Passo. Contorne a boca com aquele formato clássico da boca de palhaço, e pinte de vermelho. Se tiver alguma duvida sobre os formatos do desenho, olhe fotos disponíveis na internet que irão auxiliar no desenho.

4º Passo. E por ultimo, o nariz. Faça um desenho arredondado no nariz, imitando o nariz de palhaço de plástico.

palhaço4 Maquiagem de Palhaço, Passo a Passo

Esses são os passos básicos de uma maquiagem de palhaço, e o procedimento fica ainda mais simples se a pessoa que irá executar a maquiagem olhar vídeos tutoriais na internet, o que facilitará bastante. Não se prenda a padrões, use a criatividade e o bom senso na hora de compor a maquiagem.

E uma dica para fazer maquiagem de palhaço importante é procurar produtos que não mancham e não saem com a transpiração.

palhaço5 Maquiagem de Palhaço, Passo a Passo