Menu
Você está em: MundoDasTribos > Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Serviços de mapas online gratuitos permitem que você encontre praticamente qualquer lugar no planeta, em poucos cliques.
Por Isah -

Os mapas de localização de ruas via satélite são grandes aliados na hora de se localizar e traçar rotas, trazendo informações sobre as grandes e as pequenas cidades de praticamente qualquer lugar do planeta.

Mapas de localização de ruas via satélite (Foto Ilustrativa)

Mapas de localização de ruas via satélite (Foto Ilustrativa)

Surgidos a partir de toda a tecnologia oferecida pela internet, eles são os substitutos dos mapas de papel e da tradicional bússola, que antigamente eram companheiros inseparáveis de viajantes, aventureiros e de qualquer pessoa que precisasse encontrar algum lugar.

Hoje em dia, esses mapas via satélite podem ser acessados de qualquer lugar, e visualizados através da tela do smartphone ou do tablet.

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

O Google Earth é uma ótima pedida para quem gosta de mapas online (Foto: Reprodução Google Earth)

O Google Earth é uma ótima pedida para quem gosta de mapas online (Foto: Reprodução Google Earth)

Quando se fala em mapas de ruas via satélite, um dos serviços mais lembrados é o Google Earth, programa desenvolvido pela gigante da informática que permite ter acesso às informações geográficas da Terra na tela do seu dispositivo.

Com o Google Earth, você faz uma viagem virtual pelo planeta sem sair de casa, podendo visualizar imagens via satélite ao vivo, explorar terrenos e construções em 3D, localizar ruas, empresas e lugares, ver imagens em tempo real de várias regiões do planeta e muito mais.

E o melhor é que você tem acesso a tudo isso de graça, seja na tela do computador, do celular ou do tablet, de onde estiver, desde que haja conexão com a internet. Para tanto, basta acessar o site do Google Earth ou baixar o aplicativo Google Earth para seu dispositivo móvel.

Google Maps

O Google Maps está presente em todos os smartphones Android (Foto: Reprodução Google Maps)

O Google Maps está presente em todos os smartphones Android (Foto: Reprodução Google Maps)

E também não podemos nos esquecer do mais famoso serviço de mapas online gratuitos, o Google Maps, que é uma espécie de GPS online que pode ser acessado quando e onde você precisar.

Está perdido e não sabe para onde ir? É só acessar a versão web do serviço ou abrir o app Google Maps em seu celular, para se localizar e encontrar o lugar para o qual precisa se deslocar. Vale lembrar que dá até para usar Google Maps offline, sem que você precise gastar seu plano de dados.

A estrutura do site é simples, mas apresenta uma eficiente barra de busca que realiza uma pesquisa com agilidade. Os gráficos fornecem informações sobre o trânsito, fotos com alta definição, ferramenta de zoom que faz uma aproximação nítida das localidades e análises de terrenos.

Outra vantagem é a possibilidade de traçar rotas com o Google Maps. Basta o usuário clicar no tópico “Como Chegar” para descobrir a forma mais fácil de chegar a um determinado lugar. Informe o ponto A e o ponto B, o tipo de veículo (ou se está a pé) e depois inicie a pesquisa.

O Street View é um recurso muito interessante do serviço de mapas do Google (Foto: Reprodução Google Maps)

O Street View é um recurso muito interessante do serviço de mapas do Google (Foto: Reprodução Google Maps)

Além de gerar o mapa com o trajeto mais simples, o sistema trás também informações descritas: detalhes do percurso, distância em quilômetros e duração da viagem. Acesse Google Maps e descubra um verdadeiro guia de ruas na internet.

O Google Maps também oferece a incrível opção do Google Street View, que permite ao usuário visualizar imagens feitas por uma câmera 360° de todo o local percorrido (a função leva o internauta para dentro do mapa, fazendo-o se sentir como se estivesse caminhando por aquele lugar).

Outra inovação está nas imagens de lugares turísticos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e também imagens no fundo do mar. Experimente agora mesmo!

Mapas via satélite online grátis

O GoSur é um dos vários serviços online de mapas via satélite (Foto: Reprodução GoSur)

O GoSur é um dos vários serviços online de mapas via satélite (Foto: Reprodução GoSur)

Além dos serviços de mapas do Google, há vários outros sites com imagens de satélite em tempo real grátis, que possibilitam ver cidades do espaço através de mapas e imagens de alta resolução.

Algumas das melhores opções são os sites:

O funcionamento deles é semelhante ao dos mapas do Google, permitindo localizar ruas, pontos turísticos e muitas outras coisas.

Aplicativos com mapas via satélite

Entre os apps de mapas, o Waze é um dos destaques (Foto: Divulgação Waze)

Entre os apps de mapas, o Waze é um dos destaques (Foto: Divulgação Waze)

Além do Google Maps, que já vem instalado em celulares Android, e do app Mapas, do iPhone, há diversos aplicativos de mapas que te ajudam a ir de um lado para outro.

O app Waze é um deles, serviço incrível que mostra bem mais que um mapa, pois além de te dar a direção, o aplicativo informa se há radares próximos, traz detalhes do trânsito e até informa qual rota fazer para evitar congestionamentos. Outra alternativa interessante é o app Here WeGo.

Esses serviços estão cada vez mais modernos e todo o sistema via satélite ajuda a unir informações importantes da região. Por exemplo, quando você abre o Waze com a localização ativada do seu celular, ele já mostra quando tem de congestionamento na cidade e quais são os pontos onde está tudo travado. O Waze é gratuito e tem versões para vários sistemas.

Outro serviço do tipo é oferecido pelo app Sygic Brasil, que também mostra as rotas e informações das movimentações nas vias. Este app pode ser baixado no sistema IOS, que é da Apple, através da App Store.

Os apps de GPS no celular facilitam e muito a vida das pessoas, já que num único aparelho é possível ter acesso a tantos serviços de uma única vez, com toda a comodidade do mundo.

Gps com navegação e mapas via satélite

Mesmo com os smartphones em alta, o GPS automotivo ainda tem seu lugar de destaque (Foto: Reprodução)

Mesmo com os smartphones em alta, o GPS automotivo ainda tem seu lugar de destaque (Foto: Reprodução)

Mesmo com as facilidades do celular, muita gente não troca o aparelho GPS pelo aplicativo do smartphone. A quantidade de pessoas que compram GPS é bem menor hoje em dia, porém, os GPS automotivos não ficaram para trás, e contam com versões cada vez mais modernas, com diversas funções, incluindo aplicativos como Waze, TV digital, navegador web, leitor de DVD e de arquivos multimídia.

Ao contrário do celular, o GPS no carro usa as informações de satélites, não precisando se conectar à internet, consistindo em uma boa alternativa para lugares em que a conexão é ruim ou não funciona.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL