Menu

Saúde

Atualizado em 14 de fevereiro de 2013, às 12:00 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mãos descascando: como tratar

A descamação das mãos é um problema comum que afeta grande parte das pessoas. Saiba por que ela acontece e como tratar.

A descamação das mãos é um problema bastante comum pelo qual a maioria das pessoas já passou alguma vez. Quem sofre com esse mal geralmente apresenta pele muito seca, áspera, de coloração avermelhada e com rachaduras, que se tornam muito sensíveis ao toque. Na maior parte dos casos a causa do problema é uma desidrose, também conhecida como eczema das mãos. Esclareça várias dúvidas, entenda melhor o problema e saiba como tratar mãos descascando.

580298 A descamação das mãos é um problema bastante comum. Mãos descascando: como tratarA descamação das mãos é um problema bastante comum. (Foto: divulgação)

Relação com ácido úrico

Infelizmente, vários mitos envolvendo o ressecamento das mãos são espalhados entre a população. Dentre a crendice mais frequente está a de que a descamação é causada pelo excesso de ácido úrico no organismo. O que muita gente não sabe é que o ácido úrico, independente de sua concentração sanguínea, não é capaz de provocar esse tipo de alteração, não havendo, portanto, nenhuma relação entre a uricemia e a descamação das mãos e pés.

Conheça mais sobre a hiperuricemia e seu tratamento.

Por que as mãos descascam

Existem vários problemas que podem cursar com a descamação das palmas das mãos, mas como dito anteriormente, a grande maioria dos casos é decorrente de uma desidrose. A descamação surge porque a pele que está revestindo e protegendo o corpo se torna demasiadamente irritada, adquirindo o aspecto vermelho, ressecado, áspero e com rachaduras, que são alguns dos sinais mais característicos.

580298 Para prevenir o eczema das mãos é bom diminuir as lavagens ao longo do dia. Mãos descascando: como tratarPara prevenir o eczema das mãos é bom diminuir as lavagens ao longo do dia. (Foto: divulgação)

A desidrose ocorre mais frequentemente em pessoas com atividades laborais onde é exigido lavagem frequente das mãos, ou que possuem história previa de eczema ou pele sensível na família.

Tratamento e prevenção

A dica mais eficiente para se prevenir desse tipo de problema é diminuir a frequência das lavagens das mãos ao longo do dia, além de não se esquecer de aplicar cremes hidratantes imediatamente após secá-las. Como o problema geralmente é autodiagnosticado, é importante procurar auxílio médico caso persista qualquer dúvida sobre o real motivo da descamação ou mediante a piora do quadro clínico. Muitas vezes a doença pode ser confundida com dermatite de contato.

Quando as medidas preventivas não funcionam e as lesões aparecem, para diminuir a dor e a irritação cutânea podem ser aplicados creme a base de corticoide associados a hidratantes. É importante que esse tipo de medicação seja prescrito por médico, pois seu uso inadequado pode cursas com sérios problemas locais e sistêmicos.

Saiba com tratar as  rachaduras nos pés.

580298 O uso de cremes hidratantes é muito importante. Mãos descascando: como tratarO uso de cremes hidratantes é muito importante. (Foto: divulgação)

A descamação das mãos é um problema comum que afeta grande parte das pessoas. Felizmente sua evolução tende a ser benigna e o tratamento é baseado na prevenção e uso de hidratantes.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.