Menu

Decoração

Atualizado em 17 de julho de 2012, às 9:46
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mantas para decorar sofás: dicas, fotos

Já faz algum tempo que as mantas deixaram de contribuir apenas com a decoração do quarto. Confira ideias para recriar o visual da sala com este têxtil.
487033 Mantas para decorar sofás dicas fotos 10 Mantas para decorar sofás: dicas, fotosManta de crochê sobre o sofá. (Foto: Divulgação)

A sala de estar é um dos principais ambientes da casa, pois funciona como uma área social. Quando a sua decoração se torna desgastada, é importante trocar os móveis ou incluir novos acessórios, capazes de atualizar o visual e contribuir com a proposta de acolhimento.

Para transformar o visual da sala de estar, nem sempre é necessário trocar o sofá, basta incluir um novo enfeite ao móvel estofado. Além das tradicionais almofadas, também é possível usar uma manta cheia de estilo para recriar a acomodação da área de convivência.

As mantas para sofá não contribuem apenas com a estética da sala, mas também aumentam a sensação de conforto, aconchego e recepção. Durante os meses de inverno, o têxtil se revela capaz de aquecer o espaço e com isso eleva o conforto térmico dos moradores.

Saiba mais: Como usar crochê na decoração

Dicas de mantas para decorar sofás

487033 Mantas para decorar sofás dicas fotos 4 Mantas para decorar sofás: dicas, fotosA manta é um bom elemento para transformar o visual do sofá. (Foto:Divulgação)

Além de decorar com charme e bom gosto, as mantas também são capazes de proteger o sofá e servem como um leve cobertor para descansar. Elas podem ser encontradas em versões lisas ou estampadas, que valorizam padronagens como listras, xadrez, animal, geométrica e floral. O acabamento das mantas também costuma ser feito com bordado, crochê e até mesmo patchwork.

Há vários modelos de mantas que podem ser usados na decoração da sala, não apenas de sofás, mas também de poltronas. As peças variam quanto material, cor, estampa e acabamento, mas atuam como belos complementos decorativos.

Na hora de escolher uma manta para decorar o sofá, é importante considerar que ela não atua isoladamente no visual do cômodo. Por isso, a peça deve buscar o ajuste perfeito com os demais elementos, ou seja, preservar a harmonia e o equilíbrio. Também é essencial valorizar o critério de proporção, afinal, a manta não pode ser muito grande ou muito pequena comparada ao tamanho do sofá.

487033 Mantas para decorar sofás dicas fotos 11 Mantas para decorar sofás: dicas, fotosManta xadrez sobre o sofá. (Foto:Divulgação)

Para que a manta tenha um belo caimento sobre o sofá, é importante que ela seja confeccionada com um tecido macio e suave. Os moradores que optarem pela peça devem ainda ter em mente que, quanto mais pesado o material, mais quente vai se tornar a acomodação. No caso da decoração de uma sala para primavera ou verão, é recomentado escolher um têxtil leve e que não cause desconforto.

A manta para sofá pode ser neutra, ou seja, combinar com todos os elementos decorativos. Também existe a possibilidade de combiná-la a estética dos demais têxteis, como tapete e cortina, buscando um equilíbrio quanto à cor ou estampa. Já no quesito arrumação, ela pode decorar o sofá sozinha ou juntamente com as almofadas.

Veja também: Como escolher almofadas para sofá

Fotos de sofás decorados com mantas