Menu

Serviços

Atualizado em 19 de junho de 2013, às 15:03 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Manifestações que marcaram o Brasil: quais foram

Conheça as manifestações que marcaram a história do Brasil, como a Revolta do Vinagre.

Fazer algum ranking quantitativo de pessoas atuantes em manifestações nacionais é muito perigoso, pois antes da década de 60 fica bem difícil saber quantos cidadãos foram às ruas reivindicar seus direitos. Dizer quais manifestações mais marcaram o Brasil com segurança, pode ser uma questão de ponto de vista, já que muitas atingiram regiões especificas da nação.

635011 Manifestações que marcaram o Brasil quais foram 02 Manifestações que marcaram o Brasil: quais foramManifestações que marcaram o Brasil (Foto: Divulgação)

Mesmo diante dessas pequenas divergências opinativas, resolvemos arriscar e listar as principais manifestações populares que já aconteceram no país, a exemplo da chamada Revolta do Vinagre, que foi o embrião dos muitos movimentos que vem acarretando em passeatas por toda a nação nos últimos dias.

Revolta da Vacina (1904)

A Revolta da Vacina é um bom exemplo de revolução popular, mas com objetivos que iam além dos políticos. Para combater epidemias no Rio de Janeiro, o sanitarista Osvaldo Cruz pedia que a vacinação contra a varíola passasse a ser obrigatória. Osvaldo conseguiu, mas a população não gostou nada e em novembro de 1904, a população se rebelou contra a medida e milhares de pessoas protestaram nas ruas. Não existe estimativas certas com relação a quantidade de manifestantes.  manifestantes

Suicídio de Getúlio Vargas (1954)

Em agosto de 1954, em meio a uma crise política vivência pelo Brasil, Getúlio Vargas suicidou-se. Sua “carta-testamento”, com críticas aos seus opositores, causou uma revolta popular e essa manifestação marcou o Brasil. Algumas estimativas apontavam para até 3 milhões de pessoas nas ruas do país em solidariedade a Getúlio.

635011 Manifestações que marcaram o Brasil quais foram 01 Manifestações que marcaram o Brasil: quais foramManifestações mudam rumo da história do Brasil (Foto: Divulgação)

Comícios das Diretas Já (1984)

A chamada democracia começou a dar as caras pelo Brasil em 1984, quando grandes comícios mobilizaram milhares de pessoas que clamavam por eleições diretas. Cerca de 1,5 milhão de pessoas se reuniram em São Paulo em prol dessa luta e no Rio de Janeiro, anterior ao comício paulista, registrou cerca de 1 milhão de manifestantes.

Impeachment de Collor (1992)

Em 1992, Fernando Collor, então presidente do Brasil, começou a ser acusado de corrupção. Diante disso, passeatas ocorreram em vários estados brasileiros para exigir o impeachment de Collor, ou seja, seu afastamento da presidência. Uma das principais manifestações foi em São Paulo, no dia 18 de setembro, reunindo cerca de 750 mil pessoas.

635011 Manifestações que marcaram o Brasil quais foram 03 Manifestações que marcaram o Brasil: quais foramManifestação contra Collor (Foto: Divulgação)

Marcha da Família e Marcha da Vitória (1964)

Em 19 de março de 1964, uniram-se em São Paulo quase 500 mil manifestantes na “Marcha da Família”, um protesto contra o presidente João Goulart. Dias depois, ele foi deposto e, em 2 de abril, cerca de 1 milhão de cidadãos  foram para as ruas novamente, no Rio de Janeiro, da “Marcha da Vitória” para comemorar a queda de Goulart.