Menu

Notícias

Atualizado em 27 de fevereiro de 2012, às 9:25 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Manchas de pele na gravidez: como tratar 

Entenda como surgem as manchas escuras na pele durante a gravidez e saiba como se livrar delas, sem prejudicar o bebê.
399426 um dos problemas mais comuns enfrentados pelas gravidas é o escurecimento da pele da face Manchas de pele na gravidez: como tratar Um dos problemas mais comuns enfrentados pelas gravidas é o escurecimento da pele da face.

Na gravidez um dos problemas mais comuns enfrentados pelas futuras mamães é o escurecimento da pele em certas regiões do rosto, chamado cloasma gravídico. Devido a uma série de alterações metabólicas e hormonais, como o aumento da produção de progesterona, as gestantes ficam muito mais suscetíveis a alterações pigmentares. Grande parte das grávidas percebem manchas e escurecimento de áreas como mamilos e linhas centras do abdômen, ou pintas e cicatrizes mais destacadas. Mas, cada organismo reage de maneira diferente e, em muitos casos, essas marcas desaparecem após a gravidez.  Para aquelas mamães que se sentem incomodadas com a pele, já existem tratamentos específicos que o próprio dermatologista pode indicar. Porém, todas as grávidas devem estar atentas para cuidados básicos com o corpo no transcorrer da gravidez.

Tipo de mancha de gravidez.

  • Melasma

O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser epidérmico (mais superficial), dérmico (mais profundo) ou ainda misto.

A doença se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), na testa, nariz, lábio superior e têmporas. As manchas geralmente têm limites precisos e são irregulares, formando placas que em seu contorno apresentando pontilhado pigmentar.

399426 melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face Manchas de pele na gravidez: como tratar Melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face.

Formas de tratamento e prevenção.

Para evitar o melasma, as mulheres não devem se expor ao sol sem proteção solar durante a gravidez ou quando estiverem usando anticoncepcionais hormonais.

O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gestação, não exigindo muitas vezes qualquer tipo de tratamento. No entanto, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorre com bastante frequência. Para o tratamento do melasma é fundamental o uso de protetores solares potentes sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV, como o dióxido de titânio.

O tratamento é feito com o uso de substâncias despigmentantes aplicadas na pele. A associação desses produtos com alguns tipos de ácidos geralmente aumenta a eficácia. Quando o pigmento se localiza mais profundamente, a melhora é mais difícil, exigindo persistência para se obter um bom resultado.

Peelings superficiais podem acelerar o processo de desaparecimento das manchas escurecidas, facilitando a penetração dos despigmentantes e ajudando a remover o pigmento das camadas superiores da pele. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista.

399426 lave o rosto todos os dias com sabonete liquido e hidrate sua pele com creme com filtro solar Manchas de pele na gravidez: como tratar É importante lavar o rosto todos os dias e hidratar a pele com creme com filtro solar.

É importante lembrar que é ideal usar um sabonete líquido de pH ligeiramente ácido, para higienizar o rosto, e hidratar a pele com um creme rico em filtro solar de FPS entre 25 e 30. Não se esqueça de aplicar o protetor também no colo e pescoço, mesmo em dias nublados.