Menu

Bem Estar

Atualizado em 27 de junho de 2012, às 16:13 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Mancha de desodorante roll on: como tirar da roupa

O uso de desodorante roll on causa manchas amareladas e esbranquiçadas nas roupas por causa dos componentes antitranspirantes.
475177 Mancha de desodorante roll on como tirar da roupa 1 Mancha de desodorante roll on: como tirar da roupaO uso inadequado de desodorante deixa a roupa manchada.

Usar uma camiseta com mancha de desodorante roll on nas axilas é desagradável, por isso vale a pena adotar meios para combater o problema. Os tecidos manchados por causa do uso do cosmético normalmente apresentam marcas amareladas ou esbranquiçadas, sendo que o dano varia de acordo com a cor da roupa.

Veja também: Como escolher desodorante ideal

As manchas em tecidos causadas por desodorante

As manchas que se formam na peça de vestuário são causadas por componentes presentes no desodorante, como os sais de alumínio ou alumino-zircônio. Estes ingredientes fazem parte da fórmula do produto para combater o excesso de transpiração, mas acabam comprometendo a aparência da roupa usada diariamente.

Os componentes responsáveis por diminuir a transpiração são incorporados em diferentes tipos de produtos, sobretudo o desodorante aerosol e o roll-on. Estes sais que causam o efeito manchado são finos e capazes de penetrar nas fibras do tecido, fazendo com que surjam principalmente as manchas esbranquiçadas em camisas e camisetas escuras.

O corpo humano também libera substâncias que mancham as roupas, sobretudo as peças escuras. O suor contém sais minerais e, depois de seco, resulta em um pó branco que compromete a aparência da peça de vestuário. Os tecidos acabam sendo mais afetados quando o indivíduo transpira constantemente e usa um desodorante inadequado.

475177 Mancha de desodorante roll on como tirar da roupa Mancha de desodorante roll on: como tirar da roupaRoupas escuras são afetadas com manchas esbranquiçadas, enquanto as peças brancas apresentam manchas amareladas.

Tal como acontece com as roupas escuras, as peças claras também são ameaçadas pelas manchas causadas por desodorantes. A região das axilas de uma camiseta branca, por exemplo, pode adquirir um aspecto amarelado por causa dos íons ferro que penetram as fibras do tecido. O amarelamento da roupa pode ser intensificado com as bactérias que se desenvolvem nos locais com suor, sobretudo quando a roupa não é lavada logo depois do uso.

O tecido que fica em contato com a transpiração e o desodorante não é afetado apenas com manchas, mas também pode adquirir um aspecto endurecido e desconfortável.

Como evitar as manchas causadas por desodorantes?

475177 Mancha de desodorante roll on como tirar da roupa 2 Mancha de desodorante roll on: como tirar da roupaCom alguns cuidados, as manchas podem ser minimizadas.

De acordo com especialistas, as manchas causadas por desodorante resultam de reações químicas difíceis de evitar, mas com algumas dicas torna-se possível minimizar o problema. Confira:

- Faça uma pré-lavagem da roupa, usando detergente neutro e água para lavar a região das axilas. Tomando este cuidado, o desodorante roll on não vai penetrar nas fibras do tecido e secar. Quanto mais tempo o antitranspirante fica em contato com a roupa, mais difícil se torna a remoção.

- Antes de aplicar desodorante, leia as orientações do fabricante disponíveis na embalagem, pois isto pode diminuir a incidência de manchas.

- Passe o produto roll on nas axilas, espalhando-o de maneira uniforme. Espere secar para finalmente vestir a roupa.

- Evite usar uma quantidade excessiva de desodorante.

- Nunca aplique o produto diretamente no tecido.

Saiba mais: Como remover manchas de roupas