Tecnologia

Malware para Android: como se proteger

Por Andre

Os smartphones Android, cada vez mais, têm sido vítimas de pragas virtuais, como vírus, malwares e trojans, que podem permitir o acesso remoto ao dispositivo infectado e o roubo de informações pessoais, além do envio de spam através de mensagens de texto SMS para a lista de contatos do telefone afetado.

Os malwares têm infectado cada vez mais os dispositivos Android (Foto: Divulgação)

Relatórios de empresas especializadas na área de segurança tecnológica, divulgados no final de 2012, mostraram que mais de 600.000 dispositivos móveis, entre celulares e tablets, já foram infectados por malwares, número relativo somente à China, mostrando que os cibercriminosos não estão para brincadeira.

A maior parte desses smartphones e tablets foram infectados depois que os usuários visitaram uma falsa loja de aplicativos Android, baixando aplicativos que traziam códigos maliciosos escondidos, com malware para Android, que rodam em segundo plano.

Confira mais dicas: Smartphone com Android – como proteger

Como se proteger de malware para Android

Na hora de baixar aplicativos, dê preferência à loja oficial do Google e verifique a procedência dos programas (Foto: Divulgação)

Uma das melhores formas de proteger Android de malware é ficar atento ao download de aplicativos, já que os códigos maliciosos, em sua maioria, estão escondidos em apps aparentemente inofensivos. Na hora de baixar um app, só faça o download na loja oficial Google Play.

Além disso, verifique a procedência do app, buscando informações sobre o desenvolvedor e se há histórico de problemas com ele. Tais detalhes podem ser verificados na sessão de comentários da loja virtual e também no site do desenvolvedor, caso ele possua. Com relação às permissões exigidas pelos apps, se ele solicitar acesso às suas informações pessoais, o melhor é não instalá-lo.

Outros cuidados importantes são desligar o Bluetooth sempre que ele não estiver sendo usado e não acessar sites ou links duvidosos, enviados por pessoas desconhecidas ou postados nas redes sociais.

Antivírus para Android

Os antivírus também podem ajudar na proteção do smartphone ou tablet contra malwares para Android (Foto: Divulgação)

Outra maneira de proteger o smartphone Android de malwares é através dos antivírus para Android, que também podem ser usados nos tablets com o sistema operacional do Google, varrendo o dispositivo em busca das pragas virtuais.

Leia também: Cuidados com os aplicativos no celular

Há tanto opções gratuitas, como o AVG Antivirus Free e o avast! Mobile Security, quanto antivírus pagos, como o Kaspersky Mobile Security e o Trend Micro Mobile Security.

Recomendado para você

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *