Menu

Educação

Atualizado em 5 de julho de 2013, às 17:23 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Mal e mau: qual a diferença

Com grafia e significados parecidos, as palavras “mal” e “mau” ainda confundem muita gente. Saiba qual é a diferença entre elas.

Muitas palavras da língua portuguesa causam uma verdadeira confusão, nas cabeças das pessoas. Isso acontece porque é comum que muitas delas tenham grafias (forma de escrever) parecidas. Porém, a causa maior da confusão talvez seja pela forma com que são pronunciadas. Exemplo disso são as palavras mal e mau que, quando faladas, são idênticas. O mesmo acontece com os usos do porquê, que são campeões em induzir erros, nas pessoas. Não é à toa que tais palavras ou regrinhas sempre caem, em diferentes provas, por aí. Saiba qual a diferença entre mal e mau.

640294 Mal e mau qual a diferença.1 600x600 Mal e mau: qual a diferençaPalavras com pronúncia idêntica causam muita confusão (Foto: Divulgação)

Quando usar a palavra mal

Para que se entenda, de forma bem simples, a palavra mal pode ser substituída pela palavra bem, que é um advérbio. Podemos conferir dois casos, com a palavra mal. Ela pode atuar, na frase, como um advérbio (geralmente, de modo) ou como um substantivo. Este último, para quem não se lembra, é a classe de palavras que dá nome aos seres, aos objetivos, aos sentimentos, etc.

Para entender melhor as diferenças entre mal e mau, veja alguns exemplos:

- “A polícia reagiu muito mal às manifestações”

- “A construção da casa está mal acabada”

- “Esta carne está mal passada”

- “A água muito quente faz mal aos cabelos”

Em todos os exemplos acima, a palavra mal está atuando como um advérbio, na frase. Para que você nunca mais confunda a grafia, basta substitui-la pela palavra “bem”, que é o seu antônimo (contrário): “A polícia reagiu muito bem às manifestações”, etc. Se a palavrinha “bem” puder ser encaixada, na frase, então a palavra deverá ser escrita com “l”: mal. Não seria a mesma coisa se disséssemos: “A polícia reagiu muito bom às manifestações”.

640294 Mal e mau qual a diferença.2 600x600 Mal e mau: qual a diferençaNa hora de escrever, lembre-se das regrinhas (Foto: Divulgação)

Da mesma forma, substituindo pela palavra “bem”, podemos perceber que, em algumas frases, “mal” atua como um substantivo que, na maioria dos casos, pode ser entendida como “moléstia”, “doença” ou “aquilo é prejudicial, nocivo”.

- “O analfabetismo é um mal que atinge a vida de muitas pessoas”

- “É um grande mal pensar que todas as pessoas devem ser iguais”

Quando usar a palavra mau

640294 Mal e mau qual a diferença.3 600x600 Mal e mau: qual a diferençaEstudar regrinhas e ler bastante ajuda a entendê-las (Foto: Divulgação)

Tenha atenção, para que você não erre nas provas de vestibular ou concursos. A palavra mau deve ser entendida como um adjetivo que, neste caso, é ruim. Ela é o contrário da palavra “bom” e tem a sua forma feminina “má”. É muito simples; basta substituir.

- “Ele é um mau perdedor” (Ele é um bom perdedor)

- “As crianças estão aprendendo a não fazerem o mau uso da água” (bom uso da água)

- “O importante e que a menina não tem um mau coração”(bom coração)