Menu

Saúde

Atualizado em 8 de novembro de 2008, às 17:28
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas contra Má Digestão

Mdigesto Dicas contra Má Digestão

O desconforto causado pela má digestão pode provocar uma desarmonia ao organismo e afetar toda estrutura do corpo.

Mas, segundo nutricionistas, um ingrediente pode auxiliar e combater esse mal. Sim, esse aliado é o azeite, que melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, acelerando as funções metabólicas.

A outra característica desse óleo é a de facilitar a digestão dos alimentos. Ao ser consumido com regularidade, o azeite estimula a secreção de suco pancreático e bílis, que são importantes na quebra dos alimentos durante a digestão na absorção de nutrientes, gorduras e vitaminas. Com isso aquela sensação de “peso” após as refeições pode ser evitada com mais facilidade.

E o ideal seria usar o azeite extravirgem, diariamente em temperos e saladas.

Logo, você poderá usufruir uma boa qualidade de vida, se acrescentar esse ingrediente no seu dia-a-dia!

Quais os sintomas da má digestão?

Dicas contra Má Digestão Dicas contra Má Digestão

Também chamada de dispepsia, a má digestão é um problema que aflige muitas pessoas, especialmente aquelas que já sofrem de algum tipo de distúrbio gástrico. O problema apresenta sinais típicos, como as dores abdominais, queimação, desconforto, sensação de estômago pesado, enjôos, refluxo, náuseas, arrotos e sonolência. Lembrando que os sintomas da má digestão variam de um caso para o outro, podendo ser mais intensos ou não.

Normalmente os sintomas da má digestão passam rápido com um remédio simples, mas em todo caso procure consultar um médico para fugir da automedicação. Algumas receitinhas naturais também são úteis para aliviar os sinais da dispepsia, como é o caso do tradicional chá de boldo, que apesar de amargo resulta em alívio para a pessoa com má digestão.

Quais as causas da má digestão?

Dicas contra Má Digestão 1 Dicas contra Má Digestão

Vários motivos podem resultar na má digestão, como fazer se alimentar rápido demais, comer em excesso, exagerar no consumo de comidas fortes, ingerir algo estragado, fazer misturas estranhas de alimentos ou mesmo movimentos bruscos após a alimentação.

Quem sofre de má digestão com freqüência fica com olheiras, excesso de sono, moleza, prisão de ventre e tem maiores chances de desenvolver gorduras localizadas. Devido ao fato dos alimentos serem digeridos de forma inadequada, pode haver dificuldade para absorver os nutrientes.

Para não sofrer com a má digestão, vale à pena ter o cuidado de fazer as refeições devagar, triturando bem os alimentos antes de ingeri-los. Conter os excessos também é importante e procure evitar líquidos na hora de comer, isso acaba contribuindo com a má digestão. Os nutricionistas ainda alertam que quem não se alimenta pausadamente pode sofrer com problemas de gases.

Em todo caso, procure manter uma dieta saudável, rica em nutrientes que o corpo necessita para desempenhar suas funções. Não tenha pressa para comer e não tenha hábitos que possam interferir no processo digestivo do seu organismo, que é composto por etapas. Evite comidas fortes durante a noite, principalmente se elas forem acompanhadas por bebidas alcoólicas.

Em caso de dores muito severas, procure ajuda médica e siga as recomendações do profissional.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.