Menu

Decoração

Atualizado em 8 de maio de 2011, às 15:20 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Lustres para Sala de Jantar

Depois de escolher a mesa, as cadeiras e o aparador da sala de jantar, chega a hora do toque final: o lustre. É ele que vai terminar o requinte do ambiente, como se fosse o brinco, o colar ou o anel a completar o vestido de festa da mulher.

Geralmente, a sala de jantar é acoplada à sala de estar, por isso, toda visita que chega à casa, conhecem-nas. Então, ela deve ser impecável para que os convidados se sintam à vontade em um lugar agradável. A luz na sala de estar deve ser mais clara que a da sala de jantar para que os seus móveis como armário, sofás e mesas sejam destacados.

A sala de jantar serve para vários tipos de ocasiões como festas ou jantares com os amigos, jantar romântico ou para as crianças fazerem as tarefas de casa. Então, a iluminação deve ter tons variados com a instalação de um dimmer. No entanto, se isso não for possível, instale arandelas nas paredes para os momentos que pedem luz baixa.

Os modelos de lustres para sala de jantar ideais são os pendentes, pois eles permitem uma melhor iluminação e focam o centro da mesa. Para tanto, há uma altura correta para eles: de 75cm a 1m acima da mesa, ou senão poderá haver reflexos ou sombras nos rostos dos convidados. As lâmpadas nunca devem aparecer, portanto, não compre lâmpadas maiores que o lustre.

Cada modelo de lustre combina com um tipo de decoração dos móveis. Os lustres clássicos com vários braços, lâmpadas e voltas são ideais para ambientes mais rústicos. Porém, é possível fazer um jogo de estilos, usando um lustre no modelo clássico, porém moderno com móveis de linha reta e com cores neutras.

lustre clássico móveis rústicos Lustres para Sala de Jantar

Os lustres para sala de jantar contemporâneos têm linhas retas e podem ser quadrados, retangulares, redondos ou circulares. Todos eles garantem uma ótima iluminação e combinam com cada tipo de ambiente. O ideal é que, se o lustre for redondo ou circular, a mesa também o seja. O mesmo vale para os lustres quadrados ou retangulares.

lustre circular 224x300 Lustres para Sala de Jantar  lustre quadrado 300x228 Lustres para Sala de Jantar  lustre redondo 300x222 Lustres para Sala de Jantar

Como os lustres são componentes artísticos, os designs inovam em seus formatos e em seus materiais constantemente. Portanto, quem está a procura de lustres diferentes, há várias opções no mercado. Há formas e cores bastante inusitadas, mas que, se for feita uma decoração interessante, podem fazer uma linda combinação. Os 3 lustres em formato de pêra coloridas caem bem com os móveis coloridos e divertidos enquanto os lustres futurísticos prateados combinam com a mesa e as cadeiras ao mesmo rústicas e modernas.

colorido 300x207 Lustres para Sala de Jantar  lustres diferentes 300x156 Lustres para Sala de Jantar

O lustre em cascata compõe o ambiente um tanto ecológico, pois as pernas da mesa lembram troncos de árvores e o lustre combina com o papel de parede que parece feito de pedras. O tampo da mesa é o elemento destaque que realça a decoração.

Para iluminar bastante a sala de jantar e deixá-la simétrica, três lustres podem ser pendurados sobre a mesa retangular para criar esse aspecto moderno. Se os móveis forem muito grandes e tiverem a sensação de serem pesados, o lustre deve ser menor e discreto para que o ambiente todo não fique pesado demais.

3 marias 300x199 Lustres para Sala de Jantar  móveis pesados 300x201 Lustres para Sala de Jantar

A decoração da casa depende muito da personalidade de seus moradores. Por isso, não existem regras que não podem ser quebradas, contanto que haja uma harmonia entre moveis e lustre. Antes, veja vários exemplos de lustres para sala de jantar combinando com os móveis para ter certeza do modelo a ser escolhido.