Menu

Decoração

Atualizado em 20 de janeiro de 2012, às 18:40 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Lustres – como escolher, fotos

O lustre atravessou séculos sendo um elemento de elegância e ainda hoje contribui com a iluminação dos ambientes.
380723 Lustres como escolher fotos 11 Lustres   como escolher, fotosO lustre dá um charme especial à sala de jantar

O lustre é uma peça que não foi totalmente aposentada na decoração e ainda pode ser resgatado pelos ambientes residenciais. Há várias ideias capazes de reaproveitar uma antiguidade ou mesmo encaixar um artigo com design mais moderno no teto.

Responsável por compor a decoração pendente de um cômodo, ele se destaca como um indicador de elegância, permitindo a montagem de composições afinadas na sala de estar e de item decorativo para quarto ou sala de estar. Apesar da versatilidade, o lustre é recorrente em espaços de convivência.

A iluminação com lustre é luxuosa e consegue deixar a área com uma atmosfera mais aconchegante. No caso das peças de cristais, a luz emitida consegue ser ampliada por causa da transparência e adquire um destaque maior na decoração. No entanto, não são todos os estilos de decoração que preservam a harmonia com um lampadário sofisticado.

Como escolher o lustre ideal?

380723 Lustres como escolher fotos 9 Lustres   como escolher, fotosHá vários modelos de lustres capazes de deixar a casa mais elegante

Vários fatores precisam ser levados em conta para determinar o lustre certo. Antes de fazer qualquer mudança no ambiente, é necessário identificar a proposta de decoração, para que assim seja mais fácil encontrar um ponto de equilíbrio na hora de combinar o artigo de iluminação aos móveis, paredes e complementos.

O candelabro consegue enriquecer o espaço através de composições clássicas. No entanto, ao escolher o modelo ideal, é importante considerar o tipo de iluminação que o cômodo precisa. Por exemplo, para criar um clima romântico e acolhedor na sala de jantar, vale à pena investir em um acessório mais detalhado e rebuscado.

A luz de um cômodo varia muito com a ocasião, mas combinando-o aos spots embutidos dá para deixar a divisão bem iluminada e com um ar mais moderno. Em um ambiente decorado com peças contemporâneas e linhas retas, cuidado para não optar por um lustre dourado com cristais, afinal, ele é muito colonial.

Para quem não quer trazer a tona às antiguidades, é válido apostar nas peças com design mais arrojado e básico. O visual clássico serve de inspiração para alguns lustres atuais, mas o formato da armação está mais discreto.

Na verdade, o segredo para decorar com lustre está na proporção: uma peça enorme não funciona em um ambiente pequeno. A altura correta também é um aspecto importante para a peça pendente, principalmente quando se trata da sala de jantar. Deve existir uma distância de pelo menos 70 cm do lustre para o tampo da mesa.

Quando a decoração tem o objetivo de ser controlada e leve, o lampadário deve ser o único elemento antigo presente no ambiente. Mesclar uma antiguidade com um clima contemporâneo também é uma opção criativa e dentro das tendências.

Fotos de lustres