Menu

Decoração

Atualizado em 25 de janeiro de 2012, às 14:50 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Luminárias para jardim: como escolher

Descubra como usar luminárias externas na iluminação do jardim residencial e conheça os principais modelos.
383240 Luminárias para jardim como escolher Luminárias para jardim: como escolherDeixe o jardim charmoso usando a iluminação apropriada.

O jardim residencial se apresenta na casa como um ambiente de descanso, tranquilidade e contato com a natureza. Nele é possível montar uma decoração aconchegante e charmosa, capaz de invocar os elementos da natureza e moldar uma atmosfera de acolhimento.

Além de pensar nas plantas e móveis que compõem o jardim, também é fundamental levar em conta a iluminação. Um ambiente bem iluminado possibilita passeios noturnos com mais tranquilidade, sendo capaz ainda de criar efeitos estéticos maravilhosos no exterior da residência.

O jardim pode ser montado no quintal da casa ou mesmo integrar a fachada, tudo depende do espaço disponível no terreno. Com relação às luzes, é possível trabalhar com uma proposta mais sofisticada, moderna ou básica. Cabe aos moradores escolher qual o tipo de iluminação mais apropriado para valorizar o paisagismo, sem que isso signifique ultrapassar o limite do orçamento.

Como escolher luminárias para o jardim?

383240 Luminárias para jardim como escolher 1 Luminárias para jardim: como escolherAs luzes serão úteis principalmente para frequentar o jardim durante a noite.

Na hora de planejar a iluminação do jardim, prefira usar luminárias apropriadas para a área externa. Elas se diferenciam dos modelos convencionais porque apresentam resistência contra os fatores climáticos, como sol e chuva.

Não dá para instalar as luminárias de qualquer forma, por isso é necessário adaptar a fiação ao a um sistema enterrado, sem que haja a exposição dos fios. Este tipo de cuidado também será decisivo para deixar o ambiente mais seguro e sem riscos de acidentes.

Caso a intenção do projeto seja a de criar uma iluminação homogênea, então é recomendado usar o difusor como um elemento para ampliar a luz. Ele pode ser posicionado em pontos específicos do jardim, com uma estrutura fixa ou móvel. Para deixar o espaço com uma atmosfera mais afável e clássica, dá para apostar nas luminárias arandelas.

A luminária decorativa do jardim também pode se apresentar como um poste de luz, que além de clarear a parte externa, ainda contribui com a beleza da paisagem. As peças que seguem este perfil de iluminação variam quanto ao design, com cores, materiais e formatos distintos.

383240 Luminárias para jardim como escolher 2 Luminárias para jardim: como escolherBalizadores marcam o caminho do jardim.

O uso de balizadores é recorrente na decoração de jardim. Estes elementos criam efeitos visuais incríveis, destacando algum elemento paisagista ou marcando um caminho. Devido à versatilidade que apresentam, os balizadores podem ser inseridos no gramado, no canteiro, perto das árvores e em meio às pedras naturais.

Escolha a melhor opção de luminária e invista no embelezamento do jardim através da luz.