Menu

Decoração

Atualizado em 1 de novembro de 2011, às 12:49
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Luminárias Artesanais: passo a passo para fazer

As luminárias artesanais podem compor uma decoração original para a sua casa, além de poderem render um lucro a mais para o seu bolso. Portanto, aprenda a fazê-las.

Para quem gosta de artesanato, nada é difícil demais. Melhor ainda, essas pessoas têm o dom de fazer objetos decorativos originais, que ninguém mais terá igual. Portanto, se você é uma dessas pessoas, poderá fazer sem problemas luminárias artesanais, que podem ser feitas sem muito gasto e em pouco tempo. Além do mais, você poderá lucrar com o que fizer em casa, pois muita gente adora ter artesanatos em suas casas, que ganham um charme especial.

Por isso, se você pretende fazer luminárias artesanais, seja para enfeitar a sua casa ou para vendê-las, siga o passo-a-passo para fazer lindas luminárias com as próprias mãos por preços muito acessíveis.

Luminária Artesnal de Barbante
Luminária Artesnal com Lanternas Japonesas

Luminária Artesanal de Barbante

Uma luminária bastante interessante e original é a feita de barbante. Para tanto, você precisará de 1 balão grande, 2 rolos de barbante, de lã ou de sisal na cor desejada, vaselina, caneta marcadora de CD e cola branca.

305824 Luminárias Artesanais 1 Luminárias Artesanais: passo a passo para fazer

O tamanho da luminária dependerá do tamanho do balão que você escolher. Se quiser uma bem grande, opte por aquelas bexigas que enchemos de doces para serem estouradas no final da festa. Senão, uma bexiga normal é o suficiente. Encha o balão de ar e besunte-o com vaselina.

Despeje a cola branca em um recipiente de tamanho médio e tente desenrolar o rolo de lã, barbante ou sisal sem que a linha fique com nós e mergulhe-a na cola. Então, comece a enrolá-la no balão, em linhas horizontais e verticais, para fazer uma trama bem enroscada. No entanto, tenha o cuidado de deixar a parte superior aberta, pois é por lá que a lâmpada entrará. Deixe o balão secar por 24 horas ou mais. Por fim, basta estourar o balão e encaixar o bocal com a lâmpada na parte superior.

305824 Luminárias Artesanais 2 Luminárias Artesanais: passo a passo para fazer

Luminária Artesanal com Lanterna Japonesas

Outra luminária artesanal que fica muito diferente é a feita de papel arroz, como aquelas lanternas japonesas. Para tanto, você precisará ter em casa uma lanterna de papel arroz sem ilustrações no tamanho desejado, fita adesiva transparente, papel manteiga ou pergaminho e um bocal com fio para lâmpada.

305824 Luminárias Artesanais 3 Luminárias Artesanais: passo a passo para fazer

Corte o papel manteiga ou pergaminho em várias tiras de uma vez, sendo que a parte superior deve ficar mais fina que a inferior para que o efeito fique mais bonito. Elas não precisam ter larguras exatas, podendo ter até 4 larguras diferentes.

Agora, comece a colar as tiras na lanterna com a fita adesiva de baixo para cima, até criar o efeito de várias franjas na lanterna. Quanto mais tiras você colar, mais cheia a lanterna ficará. Ou seja, ela ficará mais bonita.

Por fim, coloque o bocal com fio para lâmpada e a sua luminária artesanal está pronta para enfeitar a sua sala ou o seu quarto com muita elegância e beleza.

Essas luminárias artesanais são simples e fáceis de serem feitas. Além do mais, não é necessário ter muito dom artístico para fazê-las, basta um pouco de paciência. Portanto, se você quer algo diferente para a sua casa, invista nessas luminárias.

Conteúdo avaliado com média: