Menu

Turismo

Atualizado em 6 de junho de 2011, às 14:57
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Lugares Turísticos no Sertão Brasileiro

Gosta de Turismo? Ou quer fazer um turismo com a família? Bem nosso Brasil é recheado em lugares fantásticos e único que somente o Brasil tem e pode oferecer um acervo de histórias sobre nosso povo.

pinturas na parece 300x225 Lugares Turísticos no Sertão Brasileiro

Em especial, para o povo nordestino temos Sertão do Brasil. Antes de conhecermos um o Sertão do Brasil, você sabe como seu deu origem ao nome Sertão do Brasil? A palavra Sertão tem origem durante a colonização do Brasil pelos portugueses. Ao saírem do litoral brasileiro e se interiorizarem, perceberam uma grande diferença climática nessa região semi-árida. Por isso a chamavam de “desertão”, ocasionado pelo clima quente e seco.

Logo, essa denominação foi sendo entendida como “de sertão”, ficando apenas a palavra Sertão. O seu maior pólo geopolítico e civilizacional fica na sua parte mais setentrional e costeira, e é a única capital que sedia dentre as nove da região, ou seja, Fortaleza (uma das 100 maiores metrópoles litorâneas do mundo).

CÂNIONS DO RIACHO DO BOJO 300x225 Lugares Turísticos no Sertão Brasileiro

Bom agora que você já sabe um pouquinho do sertão do Brasil, vamos falar sobre os pontos turísticos do Sertão Brasileiro.
Vamos começar a falar sobre a cidade de Trinfo que fica na Paraiba. O visitante pode conhecer o Museu do Cangaço, fundado em 1975, dono de um rico acervo com mais de 500 peças doadas por pessoas que fizeram parte da história de Lampião. Lá, também pode-se ver objetos que compunham antigos engenhos de Triunfo. Com tantas potencialidades para o turismo e com um clima perfeito, Triunfo não poderia estar fora do Circuito do Frio. 

Nessa época, a cidade realiza sua tradicional Festa do Estudante, quando recebe milhares de turistas que aproveitam a hospitalidade da população e a estrutura de pousadas e hospedarias.

Os visitantes também aproveitam a estada para saborear as rapaduras produzidas nos engenhos. O roteiro ecológico de Triunfo é um dos mais ricos do Estado. Com um carro apropriado, vai-se a lugares inesquecíveis, como serras e cachoeiras.

Um dos pontos mais altos de Pernambuco é o Pico do Papagaio, um mirante natural que permite a visão das cidades de Afogados da Ingazeira e Flores. Belas paisagens também podem ser admiradas do Mirante Belverde e do Cruzeiro do Alto da Boa Vista.

O município oferece ainda boas opções de banho na Cachoeira do Grito, com cindo quedas. Já a Cachoeira do Brocotó tem quedas fortes e não são indicadas para o banho, mas possui bicas perfeitas e de fácil acesso.

Outro destaque turístico e cultural da cidade é o Carnaval, quando a população sai às ruas vestidas com os trajes típicos dos tradicionais Caretas estalando seus chicotes no ar. Durante a folia, acontece um concurso para eleger o Careta mais bem caracterizado.

Santa Cruz – Sertão do Rio Grande do Norte -  Em Santa Cruz tem uma estatua que atrai muitas pessoas é a da Se Santa Rita de Cássia. A gigantesca imagem da Santa, erguida no mais puro concreto e construída em Santa Cruz, Sertão do Rio Grande do Norte, tem nada mais nada menos que 42 metros de altura. Maior que o Cristo Redentor 4 metros, e apenas 15 metros a menos que a Estátua da Liberdade, com o braço levantado. Mas, se abaixar o braço perde para a Rita de Cássia sertaneja.

A gigantesca imagem da santa, obra do arquiteto paraibano Alexandre Azedo, foi inaugurada em 24 de junho de 2010, com o objetivo principal de atrair o turismo religioso na região do Trairi. A gigantesca Santa Rita aguarda centenas de milhares de romeiros e turistas nos próximos anos.

CACHOEIRA DOS FUNDÕES 300x225 Lugares Turísticos no Sertão Brasileiro

Sertão conserva pegadas de dinossauros, fontes de águas termais e tradições religiosas. João Pessoa(PB) – Como berço de pegadas de dinossauros, dono de águas termais que relaxam qualquer visitante e espaço de fortes tradições religiosas, o Sertão paraibano é também um dos grandes tesouros do Estado.

Você pode ainda desfrutar o pôr-do-sol no Banheiro de Pedra é um dos espetáculos mais fascinantes do Sertão. Há quem diga que índios habitaram as cavernas esculpidas pelas rochas há muito tempo. O local é chamado de Banheiro de Pedra, devido às esculturas que as rochas desenvolveram ao logo do tempo, formando na região uma das paisagens mais belas da Paraíba.

Ele também tem essa designação pelo fato de que, na época do inverno, se torna uma piscina natural e atrai centenas de espectadores e banhistas. Se você está passando pela BR-230 e adentrando um pouco mais na região, chegamos ao município de Sousa foi implantado o Vale dos Dinossauros, um complexo turístico numa área de 700 metros quadrados onde existem pegadas de animais pré-históricos de 130 milhões de anos atrás, o que representa um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo.

Nesta área foi construído um centro de visitação que conta com passarelas metálicas e um mirante para facilitar o acesso às pegadas. Estudiosos de todo o mundo são presenças constantes no local.

Conforme a PBTur, quem passa pelo Sertão, não pode voltar para casa sem mergulhar nas águas da Estância Termal Brejo das Freiras, situada no município de São João do Rio do Peixe. Na Estância, conforme a crença popular, a água tem o poder de cura, onde a lama também seria medicinal, inclusive, indicada para o tratamento de pele.

Para quem está em Sousa e deseja chegar lá, deve continuar pela BR-230 até o município de Cajazeiras, logo após seguir pela PB-405. Bom esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o Sertão do Brasil, onde você ainda pode contar com grande historias de moradores de vários lugares sobre LAMPIÃO E OS CANGACEIROS.

lagoa 300x225 Lugares Turísticos no Sertão Brasileiro

Realmente nosso Sertão é digno de receber nossa visita, pois faz parte de nossa historia. Alguns pontos lindos do sertão do Brasil: 


CACHOEIRA DOS FUNDÕES: Esta magnífica cachoeira é constituída por uma sequência de “saltos” (05),  possui também, além de  belíssimas “piscinas naturais”, um bonito painel em um dos seus paredões onde estão incisas bonitas Gravuras Rupestres (ITAQUATIARAS).

CÂNIONS DO RIACHO DO BOJO: O alto Riacho do Bojo é uma espécie de “CANION”, onde existem várias pequenas cachoeiras, e também,  uma grande quantidade de paredões rochosos. 

CUME DA SERRA DA RAJADA: Local de uma beleza natural impressionante, de onde pode-se avistar vária cidades do Seridó, como também, praticamente todo o Vale do rio Carnaúba.

TALHADO DO GAVIÃO: O Talhado do Gavião, é um enorme abrigo sob-rocha   O mesmo está situado nos contra-fortes da Serra Nova, precisamente, na comunidade Lagêdo, e fica a cerca de 7,5 km do centro da cidade de Carnaúba dos Dantas. Esperamos que tenha gostado e que agora você ao fazer um Turismo ao Brasil, posso sim visitar o SERTÃO SO BRASIL.