Menu

Turismo

Atualizado em 22 de maio de 2011, às 21:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Lugares turísticos em Praga

praga 300x226 Lugares turísticos em Praga

Praga, a capita da República Checa, é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. A Cida fervilha e o que não falta é coisas para se fazer e lugares para se visitar. Dentre os passeios, um dos mais bacanas de se fazer é a visita ao Castelo de Praga.

Sede do governo e residência do presidente desde 1918, o castelo começou a ser construído no século 9, mas passou por várias reformas. Tem lindos jardins e uma pedida imperdível e a visita à viela dourada, uma ruazinha estreita ladeada por pequenas casas construídas no século 16 e hoje ocupadas pelo comércio local. Para se ter uma idéia do que o lugar reserva, a casa de número 22 foi, por um curto período, residência de Franz Kafka – autor do clássico da literatura “A metamorfose”.

A Ponte Charles Karluv Most é um dos símbolos da cidade. Tem 520 m de extensão e teve sua construção iniciada em 1357 e liga as duas partes da cidade por sobre o rio Vltava. Desde 1950, é proibido o tráfego de veículos sobre a ponte, que se transformou em um calçadão movimentado. Dos dois lados da ponte há réplicas de estátuas góticas e barrocas com imagens de santos católicos.

charles bridge prague 300x199 Lugares turísticos em Praga

Outra boa opção é a Catedral de São Vito, uma magnífica construção gótica iniciada em 1344, mas permaneceu inacabada até o século 19. Dentro dela, há grande capela de São Venceslau, cuja decoração apresenta 1,3 mil pedras semipreciosas e afrescos sobre temas bíblicos. Imperdível! A Igreja Tyn, por sua vez, é um dos melhores exemplos da arquitetura gótica em Praga. A construção se iniciou em 1461 e a sua entrada fica atrás das arcadas, pela casa de número 604. Fica ali o túmulo do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe.

Depois vá ao antigo Palácio Real, que foi residência de príncipes e reis da Boêmia entre os séculos 11 e 17. Agora, se você quer um pouco mais de agito em vez de só História, a Praça Central Staromestke námesti é tiro certo. É onde acontecem os principais eventos. Ao redor da praça, bares e restaurantes tomam conta das pequenas galerias que se escondem por trás das arcadas que emolduram o local.

No Relógio astronômico, a cada hora cheia, um boneco representando a morte aciona um carrilhão por onde desfilam bonecos de 12 apóstolos seguindo São Pedro. O relógio foi construído em 1410 e mantém o mecanismo original reformado entre 1592 e 1572. O local está sempre abarrotado de gente para ver o seu funcionamento

O belissimo relogio astronomico de Praga 300x225 Lugares turísticos em Praga

Se você prefere teatro, uma boa dica é visitar o Stavovské Divadio. Construído em 1769, tem estilo neoclássico e foi palco da première da ópera Don Giovanni, de Mozart, conduzida pelo próprio compositor, em outubro de 1787.

Por fim, um dos maiores nomes do país: Kafka. Ele viveu grande parte de seus 41 anos em Praga e muitos dos lugares que marcaram sua vida ainda podem ser visitados. No local onde ele nasceu há um museu em sua homenagem, cujo portal ainda é o original. Lá há uma pequena exposição permanente sobre o autor, com fotos, objetos, primeiras edições e textos informativos.