Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Livros literários mais pedidos para vestibular

Dom Casmurro, Macunaíma, Vidas Secas, Senhora e Iracema são algumas das obras que estão entre as mais exigidas para a leitura de quem está se candidatando a uma vaga nas universidades de todo o Brasil.
 

Antes de entrar para a universidade e começar a estudar naquele curso que você tanto sonhou e que irá lhe preparar para a sua futura profissão, é necessário passar pelo vestibular, processo seletivo que costuma tirar o sono de muitos candidatos, principalmente quando eles vão prestar vestibular em várias instituições.

Há diversos livros que sempre estão sendo cobrados nos vestibulares de todo o país, fazendo parte da lista das obras literárias mais pedidas (Foto: Divulgação)

Para facilitar a vida de quem está pensando em fazer diversos vestibulares, nas mais diferentes regiões do Brasil, é importante saber que algumas das instituições de ensino superior exigem a leitura das mesmas obras literárias solicitadas por outras faculdades, permitindo aos candidatos usar o mesmo material de estudo dos livros para encarar os processos seletivos.

 

="_blank">Click here

Como a literatura nacional é cheia de clássicos, alguns deles estão sempre caindo nas questões dos vestibulares de todo o país, fazendo parte da lista de livros literários mais pedidos para vestibular.

Conheça alguns desses títulos que estão sempre na lista de leitura obrigatória dos processos seletivos e lembre-se de que não basta somente ler os livros, também é preciso saber identificar o estilo de cada autor, contextualizar o período em que a obra foi escrita e sobre que temas ela trata, entre outras questões. Fazer um resumo do livro pode ajudar bastante a identificar esses tópicos.

Veja a lista de Obras literárias exigidas, vestibulares 2013

Lista dos livros mais pedidos para vestibular

Dom Casmurro, de Machado de Assis, está entre os livros mais pedidos para vestibular (Foto: Divulgação)

– Dom Casmurro (Machado de Assis)

– Iracema (José de Alencar)

– O Cortiço (Aluísio Azevedo)

– Vidas Secas (Graciliano Ramos)

– O Tempo e o Vento (Érico Veríssimo)

– Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)

– Senhora (José de Alencar)

– Capitães da Areia (Jorge Amado)

– Macunaíma (Mário de Andrade)

– Laços de Família (Clarice Lispector)

– Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto)

– A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

– Os Lusíadas (Luís de Camões)

– Os Sertões (Euclides da Cunha)

– Antologia Poética (Vinícius de Moares)

– A Cidade e as Serras (Eça de Queirós)

– Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

– Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente)

– Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)

– A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)

Onde encontrar os livros mais pedidos no vestibular

Vidas Secas, de Graciliano Ramos, também está entre os livros mais exigidos nos vestibulares de todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Você pode encontrar os livros mais cobrados no vestibular à venda em livrarias, feiras de livros, bancas e em vários sites, que costumam disponibilizar os livros a preços bem acessíveis. Outra boa opção é procurar pelos exemplares nas bibliotecas públicas, onde você pode pegar os livros emprestados, mediante cadastro.

Leia também: Livros gratuitos online para vestibular

Além disso, o site Universia oferece o download gratuito de 700 livros, entre os quais há diversas obras exigidas para os vestibulares. Junto com os livros, o usuário também pode baixar os resumos das obras que caem nos processos seletivos. Para conferir os títulos disponíveis, acesse a seção de downloads de livros do Universia.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL