Lista de instituições que participam do Sisu 2018

PUBLICIDADE

O SISU 2018 é a principal porta de entrada para a universidade pública em nosso país. Os estudantes que terminaram o ensino médio esse ano e participaram do ENEM, precisam ficar atentos pois já foram liberadas todas as informações sobre a próxima edição do programa. Hoje, saiba mais sobre as instituições que participam do SISU e sobre como participar.

Lista de instituições que participam do Sisu 2018 logo das instituições participantesComo encontrar as instituições que participam do SISU 2018

Podemos dizer que quase todas as instituições de ensino superior público de nosso país são parceiras do SISU. Entretanto, ainda assim muitos estudantes gostariam de poder consultar ou verificar a lista completa de instituições, a modo de ter uma noção de onde podem estudar.

Você pode encontrar a lista de instituições que participam do SISU 2018 em sites como o Descomplica, na página https://descomplica.com.br/tudo-sobre-enem/sisu/universidades-participantes-sisu/. Outra maneira é pelo próprio site do SISU: você clica em “Pesquisar Vagas” e pode informar apenas o curso desejado e assim verá todas as instituições que o oferecem.

PUBLICIDADE

Como funciona o SISU MEC?

O SISU utiliza a nota do ENEM para categorizar os candidatos e selecioná-los para entrar na universidade. É um sistema onde o estudante efetua sua inscrição em até dois cursos de seu interesse e é avaliado conforme o seu rendimento no ENEM. Cada curso possui notas de corte que nada mais são do que notas indicadas para quem deseja ser classificado.

Tudo é feito online, sendo preciso ler o edital com todas as informações e também acompanhar o site da universidade na qual se inscreveu. O SISU libera os classificados, sendo de responsabilidade da universidade dar as informações sobre matrícula, lista de espera, etc.

Lista de instituições que participam do Sisu 2018 acessando a páginaInscrições SISU MEC

As inscrições para o SISU MEC são feitas totalmente pela internet. O próximo período de inscrições acontece entre 22 e 25 de janeiro, com o resultado da chamada regular segundo liberado no dia 28. Os interessados em participar deverão primeiro conferir a nota do ENEM que será divulgada na semana anterior. A inscrição no SISU MEC pode ser feita pelo site http://sisu.mec.gov.br/, sendo fundamental informar o número de inscrição e a senha do ENEM. Em seguida, confirme suas informações e inscreva-se nas vagas desejadas. Pelo site é possível acompanhar diariamente as notas de corte e a sua colocação junto dos demais candidatos para aquele curso.

Lista de instituições que participam do Sisu 2018 dedo indicando sisuEdital SISU MEC

O edital do SISU MEC já foi liberado e contém todos os detalhes sobre a edição: requisitos que os candidatos precisam preencher, períodos e datas, regras sobre lista de espera e muito mais. É fundamental que todo candidato leia o edital. O mesmo pode ser encontrado no site do MEC.

Datas das Provas SISU MEC

O SISU em si não possui nenhuma prova, entretanto, para participar do programa, o candidato precisa ter realizado uma, sendo essa o ENEM. O ENEM aconteceu em novembro, sendo realizado em dois finais de semana.

PUBLICIDADE

São poucas as instituições públicas que hoje em dia possuem vestibular e as que possuem, dão ao estudante a opção de escolher entre o vestibular e o SISU.

Lista de instituições que participam do Sisu 2018 seta indicando resultadoResultados das provas SISU MEC

O resultado do ENEM será divulgado no meio de janeiro, no mesmo local onde os participantes efetuaram a inscrição. Será preciso informar o CPF e a senha para conferir suas notas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.